Engenharia Biomédica
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica é a área da engenharia que se dedica ao desenvolvimento e produção de próteses, instrumentos médicos, equipamentos de diagnóstico, e ao estudo dos organismos vivos do ponto de vista da engenharia. 

O engenheiro biomédico projeta, desenvolve, monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode calibrar e aferir os equipamentos médicos, criar softwares e equipamentos eletrônicos que aperfeiçoam as máquinas de uso dos médicos, enfermeiros e dentistas. Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de novos materiais e instrumentos biomédicos.Pode aplicar seus conhecimentos em biomecânica para projetar órteses e próteses. Tem conhecimentos em assuntos regulatórios de produtos para saúde.

O curso de graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana é atualmente o único na região sul do país reconhecido pelo MEC e pelo CREA. No ambiente acadêmico os alunos têm a possibilidade de desenvolver os conceitos de engenharia aplicada a saúde, atuando de forma interdisciplinar com professores e alunos de fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia e medicina.

A engenharia biomédica é considerada uma das principais profissões para o futuro, sendo elencada como uma das mais importantes no mercado norte americano. Os egressos do curso são capacitados para atuarem em diversos mercados nas áreas de equipamentos médicos, pesquisa em biomateriais,desenvolvimento de clínicas e ambientes de reabilitação e gestão de equipamentos hospitalares. Por ser um curso voltado para as tecnologias em saúde, a inovação e empreendedorismo são pontos chaves para o sucesso do profissional, sendo estimulado, desde o início das atividades acadêmicas, a participação em projetos de pesquisa e a criação de novos produtos, empresas e negócios.

Espera-se que o estudante desenvolva um perfil de engenheiro biomédico com formação humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, capaz de desempenhar atividades técnicas e gerenciais, multidisciplinares na interface da engenharia com a saúde. Além disso, deve ser capacitado a identificar, a resolver problemas, a projetar e caracterizar sistemas e dispositivos e a incorporar a evolução das novas tecnologias, para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos.


Duração 10,00 Semestres
Turno NOITE
Situação Legal reconhecido pela Portaria nº 820 de 29 de novembro de 2015,
Início de Funcionamento 18/08/2010
Habilitação BACHARELADO
Coordenador Luiz Fernando Rodrigues Junior
E-mail engbio@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_420_21-05-2018




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de Engenharia Biomédica em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.


Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução à Engenharia Biomédica auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.




Valor do curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

A partir de 2019, o valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor do encargo educacional correspondente ao curso.

Matriz Curricular
Professores
Áreas de Atuação

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
DIN201 - DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA Carga horária: 68h Créditos: 4

Morfologia geométrica. Construções geométricas. Estudo do ponto. Estudo da reta. Estudo de elementos (figuras e objetos) bidimensionais e tridimensionais.

EGB101 - FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA BIOMÉDICA Carga horária: 34h Créditos: 2

Engenharia biomédica e suas subdivisões. Bioengenharia. Engenharia médica. Engenharia clínica e hospitalar. Engenharia de reabilitação.

EGB117 - ANATOMIA HUMANA PARA ENGENHARIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Anatomia básica. Sistema ósteo-articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema cardiocirculatório. Sistema respiratório. Sistema genital masculino. Sistema genital feminino. Sistema glandular endócrino. Sistema sensorial. Sistema tegumentar.

MTM310 - CÁLCULO I Carga horária: 68h Créditos: 4

Funções. Limite de uma função real. Funções contínuas. Derivada. Aplicações da derivada. Aproximação de funções.

MTM327 - GEOMETRIA ANALÍTICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Vetores. Retas e planos. Mudança de coordenadas. Cônicas e superfícies quádricas.

QMC250 - QUIMICA GERAL Carga horária: 68h Créditos: 4

Ligações químicas. Funções inorgânicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico. Soluções. Tópicos em química analítica.

EGM131 - DESENHO TÉCNICO COMPUTACIONAL Carga horária: 68h Créditos: 4

Normas para desenho técnico. Sistemas de representação. Modelagem sólida baseada em features. Planificação (drawing). Funções auxiliares. Obtenção de imagens fotorrealísticas.

FSC237 - FÍSICA I Carga horária: 68h Créditos: 4

Grandezas e unidades físicas. Movimento unidimensional. Vetores. Movimento bidimensional I: cinemática da rotação. Movimento bidimensional II: lançamento de projéteis. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia mecânica. Impulso e momento linear. Colisões. Dinâmica da rotação.

MTM312 - CÁLCULO II Carga horária: 68h Créditos: 4

Integral de Riemann. Aplicações da integral definida. Coordenadas polares. Sequências e séries numéricas.

MTM359 - ÁLGEBRA LINEAR Carga horária: 68h Créditos: 4

Matrizes e sistemas de equações lineares. Determinantes. Espaços vetoriais euclidianos. Espaços vetoriais com produto interno. Autovalores e autovetores. Transformações lineares. Formas quadráticas.

QMC295 - QUÍMICA ORGÂNICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Química orgânica: compostos de carbono. Ligações em moléculas orgânicas. Grupos funcionais e famílias dos compostos orgânicos. Estereoquímica. Alcanos e cicloalcanos: estrutura e propriedades físicas. Alcenos e alcinos. Compostos aromáticos. Grupos funcionais formados por ligações simples. Grupos funcionais que contém ligação dupla carbono-oxigênio. Intermediários de reações orgânicas. Reações de substituição.

CNT101 - METODOLOGIA CIENTÍFICA Carga horária: 34h Créditos: 2

Ciência, tecnologia e conhecimentos. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa. Publicações científicas. Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicas e agências de fomento.

CPT378 - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Carga horária: 51h Créditos: 3

Algoritmos. Tipos de dados e instruções primitivas. Desenvolvimento de algoritmos. Integração com hardware.

EGB118 - HISTOLOGIA HUMANA PARA ENGENHARIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Tecido epitelial. Tecido conjuntivo. Tecido muscular. Tecido nervoso. Sistema circulatório. Sistema digestório. Sistema endócrino. Sistema tegumentar. Sistema respiratório. Sistema linfoide. Sistema urinário. Sistema reprodutor.

EGB119 - BIOQUÍMICA PARA ENGENHARIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Introdução à bioquímica. Glicídios. Lipídeos. Aminoácidos. Proteínas e peptídeos. Enzima. Nucleotídios. Vitaminas e sais minerais. Oxidações biológicas. Radicais livres.

FSC239 - FÍSICA II Carga horária: 68h Créditos: 4

Oscilações. Gravitação. Hidrostática. Hidrodinâmica. Ondas em meios elásticos. Temperatura. Calor e primeira lei da termodinâmica. Teoria cinética dos gases. Entropia e segunda lei da termodinâmica.

MTM332 - CÁLCULO III Carga horária: 68h Créditos: 4

Funções de várias variáveis. Funções diferenciáveis. Regra da cadeia. Gradiente e derivada direcional. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos.

MTM340 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Carga horária: 68h Créditos: 4

Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem. Transformada de Laplace. Sistemas de equações diferenciais de primeira ordem.

EGB120 - FISIOLOGIA PARA ENGENHARIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Bioeletrogênese. Neurônio. Tecido muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema endócrino. Sistema renal. Sistema reprodutor.

FSC244 - FÍSICA III Carga horária: 68h Créditos: 4

Lei de Coulomb. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Campo magnético. Lei de Ampére.

MTM316 - CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL Carga horária: 68h Créditos: 4

Teoria de erros. Sistemas lineares. Equações algébricas e transcendentes. Interpolação. Ajuste de funções. Integração numérica.

MTM335 - CÁLCULO IV Carga horária: 68h Créditos: 4

Integrais duplas e triplas. Funções vetoriais. Cálculo vetorial. Integrais de superfície.

QMC293 - QUÍMICA INORGÂNICA Carga horária: 85h Créditos: 5

Química dos blocos de elementos. Teorias de ligações químicas. Química do estado sólido. Síntese e reatividade de materiais inorgânicos.

EGB121 - CINESIOLOGIA PARA ENGENHARIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Fundamentos da cinesiologia. Músculos e movimentos. Cinesiologia da coluna vertebral. Movimentos dos membros superiores. Movimentos dos membros inferiores.

EGB122 - ELETRÔNICA E SISTEMAS ELÉTRICOS I Carga horária: 68h Créditos: 4

Natureza da eletricidade. Grandezas fundamentais. Lei de Ohm. Potência. Circuito elétrico. Fontes de tensão e corrente. Técnicas úteis para análise de circuitos. Indutância e capacitância. Resposta livre de circuitos RL e RC. Princípio da conversão de energia. Motores elétricos. Qualidade de energia.

EGM109 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS Carga horária: 85h Créditos: 5

Materiais. Estrutura atômica. Estrutura cristalina. Microestrutura (fases). Estrutura versus propriedades. Degradação de materiais

EGM112 - MECÂNICA E RESISTÊNCIA DE MATERAIS I Carga horária: 51h Créditos: 3

Estática das partículas. Corpos rígidos: sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpos rígidos. Forças distribuídas: centroides e centros de gravidade. Atrito. Métodos dos trabalhos virtuais. Cinemática das partículas. Cinética das partículas: segunda Lei de Newton. Dinâmica do ponto material: métodos da energia e da quantidade de movimento.

FSC245 - FÍSICA IV Carga horária: 68h Créditos: 4

Lei de Faraday. Indutância. Oscilações eletromagnéticas. Corrente alternada. Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas. Óptica geométrica. Interferência. Difração. Polarização.

MTM365 - MATEMÁTICA AVANÇADA Carga horária: 51h Créditos: 3

Números complexos. Funções analíticas. Funções elementares. Integrais. Série de potências. Série de Fourier. Forma complexa da integral de Fourier. Representação de funções por integrais de Fourier. Representação para a Delta de Dirac. Transformada de Fourier.

EDU251 - ÉTICA E CIDADANIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Ética, cidadania e dimensões do agir humano. Ética, sociedade e sustentabilidade. Cidadania e direitos humanos. Bioética e biopoder. Trabalho e dignidade humana.

EGB103 - PROCESSAMENTOS DE SINAIS BIOMÉDICOS Carga horária: 68h Créditos: 4

Filtros analógicos. Sinais e sistemas discretos. Transformada de Fourier. Filtros.

EGB123 - ENGENHARIA CLÍNICA E HOSPITALAR Carga horária: 51h Créditos: 3

Manutenção de equipamentos médicos. Calibração de equipamentos médicos. Normas e legislação sanitária para produtos na saúde. Engenharia em saúde.

EGB124 - NANOTECNOLOGIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Introdução à nanociência e à nanotecnologia. Efeitos de escala em nanoestruturas. Síntese, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados. Técnicas de caracterização de materiais nanoestruturados. Nanotecnologia na engenharia biomédica.

EGB125 - ELETRÔNICA E SISTEMAS ELÉTRICOS II Carga horária: 68h Créditos: 4

Diodos semicondutores. Transistor bipolar. Polarização de transistores. Trasistor Fet. Transitores de efeito de campo. Amplificadores de sinal. Osciladores e fontes de tensão. Moduladores e demoduladores. Prototipação de circuitos.

MTM301 - BIOESTATÍSTICA Carga horária: 51h Créditos: 3

Estatística. Apresentação tabular. Apresentação gráfica. Medidas descritivas. Principais distribuições teóricas. Amostragem. Estimação estatística. Testes de hipóteses. Correlação. Regressão.

BMD216 - IMAGENOLOGIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Noções de física atômica e nuclear. Radioatividade natural e artificial. Produção de raios- X. Diagnóstico por imagem usando radiações ionizantes e não ionizantes. Anatomia radiológica.

EGB106 - INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA I Carga horária: 51h Créditos: 3

Instrumentação biomédica. Transdutores básicos e princípios de medição. Deslocamento, movimento, força, temperatura, pressão, fluxo. Transdutores para medições de gases e íons. Eletrodos para medição de biopotência.

EGB109 - BIOMECÂNICA I Carga horária: 68h Créditos: 4

Biomecânica do movimento humano. Bases mecânicas do movimento humano. Antropometria. Mecânica como ferramenta para o estudo do movimento humano. Biomecânica aplicada à prática esportiva.

EGB126 - MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS I Carga horária: 51h Créditos: 3

Biomateriais cerâmicos e metálicos. Biomateriais poliméricos. Biomateriais compósitos. Biomateriais naturais. Aplicações dos biomateriais. Aspectos práticos da utilização e validação de biomateriais.

EGB127 - ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO Carga horária: 51h Créditos: 3

Práticas clínicas de engenharia de reabilitação. Análise da marcha. Órteses e próteses. Robótica na reabilitação.

SAU107 - BIOSSEGURANÇA Carga horária: 34h Créditos: 2

Introdução à biossegurança. Proteção pessoal e interpessoal. Níveis de contenção física e classificação dos micro-organismos por classe de risco. Procedimentos de assepsia, antissepsia, desinfecção e esterilização. Mapa de risco. Gerenciamento de resíduos. Riscos físicos. Aspectos ergonômicos em laboratórios e serviços de saúde. Acidente ocupacional com material biológico potencialmente contaminado. Boas práticas em laboratórios e serviços de saúde. Legislação aplicada às atividades desenvolvidas nos laboratórios e serviços de saúde. Normas da vigilância em serviços da saúde.

EDU328 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Carga horária: 34h Créditos: 2
EGB110 - INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA II Carga horária: 51h Créditos: 3

Instrumentos utilizados na cardiologia. Equipamentos para o sistema respiratório. Instrumentos para laboratórios clínicos. Sistemas de imagens para fins médicos. Tomografia computadorizada. Equipamentos terapêuticos e protéticos. Novos instrumentos e novas tecnologias. Riscos elétricos de equipamentos e instalações.

EGB113 - BIOMECÂNICA II Carga horária: 68h Créditos: 4

Mecânica dos tecidos duros. Mecânica dos tecidos moles. Movimentos em articulações. Mecânica dos vasos sanguíneos. Mecânica da cabeça e do pescoço. Mecânica do peito e abdômen.

EGB128 - CONSTRUÇÃO DE IMAGENS CLÍNICAS Carga horária: 51h Créditos: 3

Definição de imagem. Técnicas de processamento. Modificações geométricas. Modelagem de ruído de aquisição. Algoritmos de reconstrução. Problemas em imagens médicas e vídeos.

EGB129 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A ENGENHARIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Fundamentos da inteligência artificial. Problemas e espaço de busca. Busca heurística. Computação evolutiva. Aquisição de conhecimento. Agentes e sistemas multiagentes. Fundamentos da robótica. Redes neurais artificiais. Inteligência artificial em sistemas biológicos.

EGB131 - MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS II Carga horária: 51h Créditos: 3

Estudo da biocompatibilidade dos materiais. Respostas biológicas à presença dos biomateriais. Análises in vitro, in vivo e ensaio clínico. Sistemas de esterilização e impacto nos materiais. Biossensores. Introdução à engenharia de tecidos.

EGM134 - ENGENHARIA ECONÔMICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Cálculo de juros e valores equivalentes. Tabelas SAC e PRICE, depreciação técnica. Comparação de alternativas de investimento. Análise custo /benefício. Riscos: incertezas e sensibilidade. Substituição de equipamentos. Modelos de decisão econômica.

CNT102 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I Carga horária: 68h Créditos: 4

Projeto de pesquisa. Projeto do trabalho final de graduação. Orientação dirigida.

DIN183 - ERGONOMIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Ergonomia. Corpo humano. Ambiente. Informação. Máquina. Ergonomia aplicada a produtos.

EDU250 - ANTROPOLOGIA E COSMOVISÃO FRANCISCANA Carga horária: 68h Créditos: 4

Antropologia filosófica e seu objeto de estudo. Pessoa humana, ciência e responsabilidade. Virtude, reverência e alteridade. Humanismo e cosmovisão franciscana

EGB130 - GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Carga horária: 34h Créditos: 2

Introdução geral ao tratamento de resíduos. Resíduos sólidos e líquidos. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Resíduos sólidos de serviço de saúde. Disposição final de resíduos sólidos. Efluentes de resíduos de saúde. Rejeitos radioativos.

EGB132 - ÓRGÃOS ARTIFICIAIS Carga horária: 34h Créditos: 2

Problemas e técnicas relacionadas à concepção, avaliação e utilização de órgãos artificiais. Dispositivos de assistência médica. Rins artificiais e tecnologia de aparelhos de diálise e monitoramento. Coração artificial e dispositivos de circulação extracorpórea. Pulmão, respiradores e incubadoras. Bombas implantáveis.

EGB133 - TRANSDUTORES BIOMÉDICOS Carga horária: 34h Créditos: 2

Eletrodos e sensores. Transdutores biológicos. Sensores de parâmetros químicos e físicos. Sensores de fibra óptica. Experimentos.

CNT103 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Carga horária: 68h Créditos: 4

Desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Defesa oral.

EGB134 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Carga horária: 493h Créditos: 29

Inserção em ambiente profissional. Desenvolvimento das atividades planejadas. Elaboração de relatório das atividades desenvolvidas. Apresentação do relatório de estágio para a comunidade acadêmica do curso.

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos
EBO008 Introdução Aos Dispositivos Semicondutores 34h 2
EBO010 Programação para Análise do Movimento Humano 34h 2
EBO015 Projeto e Simulação de Sistemas Biomédicos 34h 2
EBO018 Sistemas de Controle 34h 2
FSC200 Biofísica 34h 2
LTO157 Inglês Instrumental I 34h 2
SAU120 Microbiologia e Imunologia 34h 2
TRO340 Tecnologia dos Materiais em Órteses e Próteses 34h 2
ADO129 Desenvolvimento de Novos Negócios 34h 2
CNT106 Fenômenos de Transporte 68h 4
EBO003 Biodinâmica do Movimento Humano - Controle Motor 68h 4
EBO004 Microprocessadores 68h 4
EBO009 Estratégias de Leitura em Língua Inglesa 68h 4
EBO016 Instalações Elétricas Hospitalares 34h 2
EFO186 Interpretação Radiológica para Enfermagem 34h 2
EGO006 Modelagem e Simulação em Processos de Engenharia 34h 2
QMC294 Química Analítica 68h 4
OEG012 Empreendedorismo e Inovação para Engenharia 34h 2
ADM340 Pesquisa Operacional 51h 3
BMO120 Cultura de Células 34h 2
CPO188 Linguagem de Programação Python Aplicado À Engenharia 34h 2
EBO006 Engenharia Cardiovascular 51h 3
EBO007 Fisiopatologia: Exploração Funcional 51h 3
EBO011 Superfícies Biocompatíveis 51h 3
EBO012 Seminários em Engenharia Biomédica 34h 2
EBO013 Controle de Sistemas Biomédicos 68h 4
EBO014 Projetos em Biomecânica do Movimento Humano 51h 3
EBO017 Ferramentas Computacionais 17h 1
FIS407 Neuroanatomia e Neurofisiologia 51h 3
CPT320 Interfaces Humano-computador 51h 3
EDU252 Educação para Os Direitos Humanos 34h 2
EDU253 Educação Ambiental 34h 2
EDU254 Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena 34h 2
FAO139 Toxicologia Forense 34h 2
MTO104 Análise de Dados Via Spss 34h 2

Obrigatórias 3281h
Optativas 153h
ACC 408h
Estágio 493h
Total 4335h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Adilção Cabrini Beust Matemática Aplicada Mestre
Aline Marques da Silva Química: Química Inorgânica Mestre
Ana Paula Schwarz Engenharia: Ciência e Tecnologia dos Materiais Doutor
Anderson Luiz Ellwanger Ensino de Ciências e Matemática Doutor
Antonio Vicente Lima Porto Física Mestre
Claudia Lange dos Santos Física Doutor
Diogo Kramer Topolski Engenharia: Ciência e Tecnologia dos Materiais Mestre
Guilherme Baggio Marin Ensino de Matemática Mestre
Joana Bratz Lourenco Engenharia Química Mestre
Juliane dos Santos Pinto Engenharia Civil Mestre
Juliane Marschall Morgenstern Educação Doutor
Leila Brondani Pincolini Matemática / Análise Mestre
Leonardo Dalla Porta Ensino de Matemática Mestre
Leonardo Fantinel Química Doutor
Leticia dos Santos Fogaça Ensino de Física e de Matemática Mestre
Leyla Kraulich Engenharia Elétrica Mestre
Liana da Silva Fernandes Química: Química Orgânica Doutor
Loidemar Luiz Bressan Filosofia /filosofia Transcendental e Hermenêutica Mestre
Luciane Varini Laporta Ciências Farmacêuticas Doutor
Luiz Fernando Rodrigues Junior Engenharia Mestre
Marcos Roberto dos Santos Ciências Farmacêuticas Mestre
Maria Isabel Veras Orselli Ciências Doutor
Miguel Antonio Pelizan Engenharia de Produção / Projeto de Produto Mestre
Mirkos Ortiz Martins Nanociências: Biociências e Nanomateriais Doutor
Rafael Scheer Trindade Ciência dos Materiais Mestre
Sandra Cadore Peixoto Química/ Química Analítica Doutor
Silvana Maria Michelin Bertagnolli Ciência e Tecnologia dos Alimentos Doutor
Tiago Martins da Silva Matemática Mestre
Valdemar Antonio Munaro Filosofia Doutor
Valnir de Paula Nanociências Mestre
William Leonardo da Silva Engenharia Química Pós-doutor

- Bioengenharia: voltada ao desenvolvimento da ciência biomédica, estudando o funcionamento de neurônios e de células cardíacas com o auxílio de modelos matemáticos e simulações;
- Engenharia de Reabilitação: objetivando desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicos que melhorem as condições de vida de deficientes;
- Engenharia Médica: direcionada ao estudo, projeto e execução de instrumentação (principalmente eletrônica), sensores, próteses, etc., para a área médica;
- Engenharia Clínica ou Hospitalar: voltada às atividades de certificação e ensaios de equipamentos médicos, e atividades em hospitais incluindo projeto, adequação e execução de instalações, assessoria em processos de tomada de decisão na aquisição de equipamentos, treinamento e orientação de equipes de manutenção.
- Hospitais;
- Clínicas médicas;
- Centros de saúde;
- Laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas;
- Prestadoras de serviços na área de gerenciamento e manutenção hospitalar;
- Centros de pesquisa (universidades);
- Indústrias de biomateriais e desenvolvimento de próteses;
- Indústrias de equipamentos biomédicos;
- Empresas de calibração e aferição de equipamentos biomédicos;
- Empresas certificadoras de produtos para saúde;
- Organismos regulamentadores;
- Organismos normalizadores;
- Associações de produtos e equipamentos médicos e odontológicos.


Contato

E-mail: engbio@unifra.br
Telefone: (55) 3026.6971
Ramal: 9301