Geração Franciscana
  1. Egressos
  2. Geração Franciscana

O Egresso e sua importância no contexto acadêmico: 

A faculdade é considerada pela sociedade como um rito de passagem a um futuro mais próspero, seja pelo aprofundamento teórico em um campo especifico de conhecimento, por melhores cargos no mercado de trabalho, ou ainda, pela conquista pessoal por estar fazendo o que se gosta. Com o tempo que o aluno fica na instituição torna-se uma rotina de convívio a troca de ideias e experiências com aqueles que estão ao seu redor, e também, motivo de afetividade e nostalgia por aqueles que concluem este ciclo.

Uma instituição de ensino superior não fica restrita apenas ao conhecimento, mas também visa formar melhores cidadãos para sua comunidade. A definição encontrada no site do Centro Universitário Franciscano reforça essa ideia: “a comunidade universitária é um lugar em que o estudante pode desenvolver seu perfil próprio, enriquecendo, assim, o bem comum. É um lugar de crescimento e de amadurecimento das pessoas que a integram. ”      

Reforçar os laços afetivos, sociais e educacionais com aqueles que um dia foram alunos é necessário para a boa construção de um bom profissional tanto no mercado de trabalho quanto para a comunidade em que vive, bem como é gratificante para a instituição. Por isso, muitas universidades criam programas de relacionamento com seus egressos. Algumas das definições gerias do termo egresso sinalizam àqueles que saíram, que se afastaram, que deixaram de fazer parte de uma comunidade. No contexto acadêmico, o egresso é aquele que cumpriu a base curricular em níveis de graduação, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado.

Com o intuito de criar uma forma de mostrar a existência e importância de tais práticas relacionais para o Centro Universitário Franciscano, foi realizada uma pesquisa que levantou alguns dados de experiências de outras instituições. Através de uma pesquisa realizada nos sites de outras IES, foram pontuadas as práticas de cada instituição que apresentam um espaço para diálogo e aproximação com seus ex-alunos. Assim, pensamos em um Interprograma em formato audiovisual.

Contato: egressos@unifra.br


Interprograma audiovisual sobre os egressos: surgimento da ideia da Geração Franciscana

Com o intuito de visibilizar o relacionamento de egressos com o Centro Universitário Franciscano e alcançar um maior público que não ficasse restrito aos beneficiados desse programa de relacionamento, foi idealizado o projeto de audiovisual Geração Franciscana.

A palavra geração pode ser entendida como conjunto de pessoas nascidas na mesma época ou em um determinado espaço de tempo, segundo Ferreira, 2010. Mas a tendência das novas classificações sobre gerações é que se leva em conta não somente um determinado período de tempo, mas também o comportamento como esses indivíduos têm em comum.

Pensar em uma Geração Franciscana é pensar em uma história de mais de 60 anos em formação humana e profissional de qualidade para a comunidade e ao redor do mundo, através de programas de TV podem ser propagadas essas experiências na TV Unifra e no canal do YouTube Unifra Online.

O Interprograma Geração Franciscana tem em média 8 minutos de duração e é veiculado nos intervalos da programação da TV Unifra. Ele mostra o que faz o profissional de cada área, contextualizando o mercado atual e o desenvolvimento da profissão, além disso, traz depoimentos de egressos que contam sobre suas experiências na IES e no campo de atuação de sua profissão. Será apresentado um curso por mês.

Esta foi uma iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda, sob direção da Prof. Michele Kapp, com produção dos Larissa, Brunno e Felipe, juntamente com o apoio técnico e artístico dos técnicos Alex e Jonathan.