Diferenciais
  1. EAD
  2. Diferenciais

Nossa História
A Universidade Franciscana tem mais de 60 anos de atuação na Educação superior e a partir de 2018, trouxe essa experiência e qualidade para a Educação a Distância. No presencial, são mais de 30 cursos de graduação, dezenas de especializações lato sensu, cinco mestrados e dois doutorados. E vale lembrar que o diploma dos cursos a distância possui a mesma validade dos cursos presenciais.
         

Metodologia
Prezamos pelo uso de metodologias ativas, em que o estudante é protagonista de seu aprendizado. Avaliações e atividades presenciais ocorrem no polo 1 vez ao mês, quando previstos na legislação e projeto do curso. No início de cada disciplina, o aluno recebe o Plano de Aprendizagem, disponibilizado pelo professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No documento, ele poderá visualizar como o conteúdo estará distribuído em cada semana, a dinâmica das avaliações e o cronograma com datas e prazos. Para receber o certificado de conclusão de curso, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% e aproveitamento de, ao menos, 6.0 no curso.
         

Polos de apoio presencial
Os polos da UFN são as escolas de educação básica da Rede Scalifra da EAD. São escolas reconhecidas em suas cidades pela qualidade do serviço prestado e excelente infraestrutura física e tecnológica disponível. Todos os polos contam com biblioteca física, espaços de convivência e amplos laboratórios de informática, não só para disponibilização nos encontros presenciais, mas também como espaço de estudo para os alunos a distância da UFN. Os polos estão preparados, inclusive, para receber estudantes que necessitam de atendimento especial, dada a acessibilidade de nossa infraestrutura física.

Materiais Didáticos
Prezamos pela diversidade dos materiais para atender as diversas formas de aprender de nossos estudantes. Oferecemos conteúdos em formato multimídia: livro, vídeo, podcasts e objetos de aprendizagens. Nos cursos de Graduação, o aluno recebe um Livro Didático Virtual, de autoria dos professores da UFN. Nos cursos de Especialização e Extensão, o aluno utiliza os livros da Biblioteca Virtual, a qual tem livre acesso. Os cursos podem ser acessados em computador pessoal ou mobile, porque os conteúdos são responsivos. Além do material didático, o aluno também receberá um Manual de Netiquetas, com regras de convivência para o bom andamento dos cursos à distância.
          

Mediação Pedagógica
Os cursos a distância da UFN são acompanhados, em sua maioria, pelos próprios professores da modalidade presencial, auxiliados pelo tutor, se necessário. O estudante que opta pela EAD tem diversos benefícios como redução de custos com deslocamento para a universidade, flexibilização de horários para o estudo, além de contar com materiais didáticos digitais personalizados e diversificados. O contato com os professores ocorre diretamente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno pode enviar mensagens com suas dúvidas e comentários. Além disso, também são promovidas “lives” para as turmas, em horários previamente agendados.