Voz, Postura e Respiração são temas de palestra na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/04/2019

Um dos instrumentos mais poderosos do corpo humano, a voz, será o tema principal de uma palestra na Universidade Franciscana. “Voz, Postura e Respiração” ocorre nesta sexta-feira, dia 26 de abril, e é aberta a toda comunidade acadêmica e de Santa Maria em geral, especialmente àqueles que fazem da voz o seu instrumento de trabalho.

O evento é uma realização do Laboratório de Produção Radiofônica do curso de Jornalismo da UFN, sob orientação da professora Carla Torres, e do Laboratório de Voz do Departamento de Fonoaudiologia da UFSM (LabVoz), que é coordenado pela professora Carla Cielo. A atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril.

“A palestra servirá para mostrar às pessoas sobre as maneiras de utilização da voz e, principalmente, os cuidados que se devem ser tomados para preservar a saúde vocal. Na maioria das vezes são cuidados simples, mas que precisam se tornar hábitos do dia a dia”, explicou Carla Torres.

O Dia da Voz na UFN terá como palestrantes a Fisioterapeuta e doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana, Débora Bonesse Andriollo, a Fisioterapeuta e mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana, Gabriele Rodrigues Bastilha, e a Fonoaudióloga e, também mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana Sabrina Silva dos Santos.

Durante a Graduação, estudantes do curso de Jornalismo da UFN já tem contato com alguns cuidados referentes à saúde vocal. Isso porque eles contam com a disciplina de Expressividade Vocal, ministrada pela professora Carla Torres.

“Muitas pessoas têm grande potencial interpretativo, mas não respiram corretamente. Outras, precisam apenas abrir mais a boca, perder a timidez, saberem que o outro pode ter tanta dificuldade como elas e que, em grupo, tudo fica mais fácil de resolver”, observou a docente.

DIA DA VOZ NA UFN
Palestra: Voz, Postura e Respiração