Videoconferência ressalta a importância da internacionalização da pesquisa científica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/11/2018

A Universidade Franciscana realiza nesta quarta-feira, 28 de novembro, às 13h, um bate-papo com estudantes e pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, visando ressaltar a importância da internacionalização da pesquisa científica.

Além disso, a videoconferência, que ocorre no Salão Azul do Conjunto I da UFN, também tratará sobre "O Papel da Disfunção Mitocondrial na Neurotransmissão: Implicações do Transtorno Bipolar".

A conversa contará com o docente do Curso de Biomedicina da UFN, Alencar Kolinski Machado, que, no momento, está no Canadá desenvolvendo uma pesquisa na Universidade de Toronto.

Alencar é bacharel em Biomedicina, graduado pela UFN, e doutor em Farmacologia, onde foi orientado pela professora Ana Andreazza. A temática da videoconferência surgiu em razão da pesquisa que o professor está realizando na universidade nos dias de hoje.

“Aqui neste grupo de pesquisa eles trabalham com estudos relacionados com doenças neuropsiquiátricas, como o transtorno bipolar, por exemplo, por isso do tema da fala da Dr. Angela. Esta iniciativa surgiu para que possamos integrar alunos e professores da graduação e pós-graduação da UFN com grupos de pesquisa internacionais, pois a internacionalização é algo de grande relevância e importância para a formação sólida dos futuros profissionais, e também para a produção de estudos científicos de alto impacto”, destaca Alencar.

O professor também ressalta que a integração entre diferentes culturas é importante para o aprendizado de novas técnicas e metodologias que estão sendo utilizadas em centros de referência em pesquisa. A videoconferência contará com as falas dos alunos de doutorado, e do professor Alencar, todas em português, somente a fala de Angela Duong será em língua inglesa.

“Acredita-se que a colaboração com grupos de outros países seja de grande significância para a diferenciação de profissionais, pois o mercado de trabalho exige profissionais diferenciados”, reitera o professor.

A atividade é aberta ao público, e em especial, espera-se a participação de estudantes e professores da área da saúde, em função do tema.

Também participam da conversa, os doutorandos Angela Duong, canadense, bacharel em Biociências e doutoranda em Farmacologia pela Universidade de Toronto; e os brasileiros Thiago Baltus, farmacêutico; e Nayara Morelli, nutricionista. Ambos de Londrina que realizam suas pesquisas no Canadá.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagem: divulgação