Vestibular de Inverno 2019 tem abstenção de 9,8% Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/06/2019

Os Conjuntos I e III da Universidade Franciscana receberam mais de 2 mil candidatos ao Vestibular de Inverno 2019 nesta sexta-feira, dia 21 de junho. A UFN, por meio da Coordenadoria de Seleção e Ingresso, divulgou o índice de abstenção do processo seletivo, que ficou em 9,8%, ou seja, 195 pessoas não compareceram para realizar a prova. Ao todo, 1779 candidatos concorrem a uma das 1.280 vagas em 30 cursos de Graduação.

Além disso, foi divulgado o tema das duas redações do Vestibular de Inverno 2019. Ambos os processos tiveram temas similares, onde abordam a passagem do tempo na vida das pessoas.

Os candidatos inscritos aos cursos de Medicina, Odontologia e Direito realizaram a Prova de Vestibular completa – com redação e questões de múltipla escolha -, e tiveram acesso ao texto ‘Pela toca do coelho’, contido no livro ‘Alice no País das Maravilhas’, de Lewis Carrol, além de uma imagem dos ‘Relógios Derretidos’, de Salvador Dali’ e a letra da música ‘O tempo não para’ do Cazuza.

A partir da observação dos arquivos de apoio, os concorrentes dissertaram sobre o porquê da sensação de falta de tempo ou do excesso de tempo na vida das pessoas. Ou seja, as formas de priorizar aquilo que realmente importa no tempo diário de vida.

Já os candidatos aos demais cursos de Graduação da IES produziram a Prova de Redação UFN, onde tiveram de refletir sua opinião sobre o que as pessoas estão deixando de ver quando passam muito tempo olhando para o aparelho celular. Para escrever sobre o tema, eles tiveram acesso ao artigo ‘Desconectar para se reconectar’, da jornalista Daniela Arrais.

O listão dos aprovados, em ordem de classificação, será somente divulgado no dia 28 de junho, às 15 horas, no Hall do prédio 15. A transmissão da listagem será feita pela Rádio Web UFN e por rádios locais de Santa Maria. A partir das 16h os candidatos poderão ter acesso a sua classificação no Vestibular, de forma individual, informando seu CPF na Página do Vestibular.

Mais informações aqui.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom