V Seminário de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/12/2022

O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Franciscana (UFN) realizou no dia 5 (segunda-feira), o V Seminário de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais, em parceria com o Hospital Casa de Saúde (HCS). O evento que tem por objetivo discutir e promover a qualificação das boas práticas de atenção ao parto e nascimento, reuniu acadêmicos, residentes e profissionais da saúde, no auditório do Hospital.

O Seminário foi realizado nos turnos manhã e tarde, contemplando a participação de palestrantes referência na área materno-infantil. A abertura contou com a presença da Diretora do HCS, Irmã Celi Klimeck; da coordenadora da Maternidade do HCS; Ângela Naidon; da administradora do HCS, Ariéle Pereira e da professora Silvana Cruz da Silva, coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica e docente do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN.

Pela manhã, o médico obstetra José Antônio de Lima apresentou a temática ‘Avaliação da vitalidade fetal: diferenciando MAP de MIP’, após, o turno foi finalizado com a palestra de Jaqueline Quadros, enfermeira obstetra do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), que discutiu sobre ‘Classificação de Robson’. Na parte da tarde foram contempladas as palestras ‘Avaliando o RN: o que é normal e o que devemos atentar’ e ‘Hipoglicemia Neonatal: implicações e manejo’, pelas docentes do Curso de Medicina da UFN. O evento finalizou-se com a fisioterapeuta Leticia Hermes que abordou a temática ‘Fisioterapia na Terapia Intensiva em Neopediatria: ações e repercussões’.

Os participantes do evento puderam realizar uma visita guiada pela maternidade do HCS. A participante Marciane Marques, enfermeira obstetra e mestranda em Saúde Materno Infantil pela UFN, comenta que observou em cada detalhe a construção das boas práticas: ‘’Percebi, durante a visita a maternidade, o protagonismo da equipe e a construção de boas práticas de maneira educativa e humanizada para acolher cada gestante’’.

Para a coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica e docente do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, professora Silvana Cruz, o programa de residência tem instituído ao longo dos quase 10 anos de existência a consolidação das melhores práticas de atenção ao parto e nascimento. ‘’Este é o objetivo, é o que o Ministério da Saúde preconiza. É, de fato, as enfermeiras residentes contribuírem para a melhoria da assistência ao parto e nascimento, ao realizarem o intercâmbio do conhecimento, das evidências cientificas para as mulheres, recém-nascidos e equipe daquele setor’’, destaca a coordenadora.

Fotos: Divulgação / Curso de Enfermagem