V Mostra de Tecnologia da Enfermagem surpreende com ideias empreendedoras ligadas à área Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/07/2020

Realizada na modalidade remota na terça-feira, dia 07 de julho, a Mostra de Tecnologia da Enfermagem da Universidade Franciscana teve por finalidade socializar ideias teórico-práticas inovadoras e empreendedoras de estudantes do 8º semestre de Enfermagem, concebidas e desenvolvidas ao longo da disciplina “Liderança e Empreendedorismo na Enfermagem”, mais especificamente a partir do projeto “Enfermeiro Empreendedor”, sob a coordenação da Prof. Dirce Stein Backes. Além de estudantes e professores do Curso de Enfermagem, a Mostra contou com a participação de alunos de Enfermagem de outros estados do Brasil.

O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul - COREN-RS, Daniel Soares de Menezes, do Mentor do Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana, Matheus Camargo, da Coordenadora do Curso de Enfermagem, Carla Lizandra Ferreira, e dos mestrandos em Saúde Materno Infantil da UFN: Giovane Souza da Silva, Sheila da Silva Dorneles, Roseléia Halmenschlager, Andressa Avila Melo, Marcli Firpo Bittencourt e Marcelo Artmann. Estes também constituíram a Banca Avaliadora dos projetos apresentados pelos acadêmicos de Enfermagem.

Ao todo foram apresentados seis projetos empreendedores, concebidos e desenvolvidos em grupos de trabalhos, ao longo do primeiro semestre de 2020. Destacaram-se, dentre os projetos apresentados, as plataformas digitais voltadas à divulgação da Enfermagem no Estado, empreendimentos voltados à Enfermagem Obstétrica, espaços de convivência para idosos e crianças especiais, dentre outros.

De acordo com responsável pela disciplina, Prof. Dirce Stein Backes, a “Enfermagem tem potencial para ousar e prospectar novos espaços e empreendimentos que contribuam, de forma significativa e diferenciada, para a melhoria da qualidade de vida da população nos diferentes espaços de atuação do Enfermeiro. Com base nesta aposta, os estudantes de Enfermagem são estimulados a desenvolverem, de forma autônoma e proativa, o seu projeto empreendedor, que ao final do semestre é divulgado e apresentado para uma Banca Avaliadora. Nesta Mostra, em especial, contamos com a valiosa participação do Presidente do COREN/RS - Daniel Menezes de Souza".

“A cultura do empreendedorismo inovador na área de saúde, em específico da Enfermagem, ganha destaque e assume seu protagonismo na Universidade. Isso se dá pelo importante papel no fortalecimento das competências empreendedoras dos alunos, aumentando a gama de oportunidades destes profissionais que merecem todo respeito”, salientou o mentor do Ambiente de Inovação da UFN, Matheus Camargo. 

Sobre participar da banca avaliadora dos projetos, a aluna do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, Marcli Firpo Bittencourt destaca “Participar da banca avaliadora da V amostra de tecnologia da enfermagem da UFN foi indiscutivelmente um profundo aprendizado, que vai além das tecnologias de inovação. Destaco, sobretudo, a oportunidade de ouvir, aprender e reconhecer o valor dos projetos com forte cunho social. Vejo que é possível integrar empreendedorismo e bem-estar como um exercício de humanidade e contribuição para o desenvolvimento da sociedade”.




Confira, a seguir, os três projetos selecionados como Destaques na V Mostra de Tecnologia da Enfermagem:

1º DESTAQUE: Sistema de Informação de Divulgação da Enfermagem no RS – SIDEN/RS 

Justifica-se pelo crescente desenvolvimento da Enfermagem empreendedora e liberal, que busca o reconhecimento e a valorização de seus cuidados e empreendimentos como prática social empreendedora e como ciência em franca ascensão. O projeto foi desenvolvido pelas estudantes de Enfermagem Carolina Bergenthal, Andreza Cossettin, Bianca Baldin, Cássia Antunes, Luizi Basso e Yanka Marques. 

De acordo com as alunas, o SIDEN/RS (https://sidenrs.com.br) foi desenvolvido para responder às demandas do mercado de trabalho da Enfermagem, a qual vem conquistando crescente espaço e reconhecimento no contexto social e da saúde. O SIDEN/RS visa dar visibilidade às diferentes áreas de atuação do Enfermeiro, tais como a gestão, a docência, a assistência, a pesquisa, os empreendimentos sociais e comerciais em curso. Além disso, visa dar visibilidade e reconhecimento às empresas e os profissionais de enfermagem que atuam no estado. Para tanto, o site contará com serviços de divulgação de empresas e estágios, cursos e eventos pertinentes aos profissionais de enfermagem, além de possibilitar interações nas redes sociais pela página do SIDEN RS mediado pelo Instagram. 

“Ficamos muito felizes com a premiação e por poder apresentar um projeto que pode fortalecer imensamente a nossa classe da Enfermagem”, comentou Carolina Bergenthal, componente do grupo. As criadoras do projeto pretendem dar seguimento na proposta, com vistas ao alcance de todos os municípios do Rio Grande do Sul e até fora dele. 

2º DESTAQUE: Pitstop dos Avós: Espaço de Convivência para Idosos

A proposta se justifica pela carência de espaços de convivência e de atividades de lazer entre os idosos, o que tem provocado diretamente na qualidade de vida desta população, em especial. Visa-se, com este empreendimento, possibilitar um cuidado singular e multidimensional, isto é, atividades que contribuam para o viver saudável nas dimensões social, física, mental e espiritual dos idosos.

A iniciativa criada conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, instrutor de yoga interativa, profissional de educação física, fisioterapia, nutrição, professor de dança, maquiadora, cabeleireiro, massoterapeuta, além de possibilitar atividades rodas de conversa, exercícios físicos, dia da beleza e outras atividades de interesse do público-alvo.

“O empreendedorismo é uma crescente na área de Enfermagem. Somos estimulados desde o início do curso a reflexão e a análise crítica dos cenários e a transcender o enfoque meramente assistencialista da profissão. Hoje nós reconhecemos que precisamos ser gestores e mentores de novas tecnologias e ideias empreendedoras que contribuam para o desenvolvimento da área de Enfermagem e o fomento de políticas públicas de saúde”, relatou a aluna Thayná Lopes, que compõe a equipe dos colegas Francisco Fernandes e Mariana Cides.

3º DESTAQUE: Geburt Haus Obstetrícia 

O terceiro projeto destacado foi idealizado pelos alunos Frederico Ferraz, Caroline Colares, Gabrielle Minuzzi, Leonardo Righi e Luciana de Carvalho, que abre possibilidades empreendedoras no campo da obstetrícia. Trata-se de uma Casa de Parto diferenciada, concebida nos moldes das Casas de Parto da Alemanha, as quais prestam serviços de Enfermagem em âmbito pré-natal, parto e puerpério. Alunos integrantes desta proposta já tiveram a oportunidade de conhecer Casas de Parto, na Alemanha, por ocasião da viagem de estudos, neste país, em maio de 2018. 

“Ser Enfermeiro empreendedor, hoje, é fundamental e necessário. A sociedade precisa de profissionais mais autônomos e proativos, ou seja, profissionais que além de executores sejam, também, gestores e articuladores de novos empreendimentos na área. Na área obstétrica, em especial, a Enfermagem tem potencialidades para oferecer um cuidado singular e acolhedor ao binômio mãe-bebê e sua família”, explicou o acadêmico Frederico Ferraz. 



HELP NURSING: Enfermagem em Sua Casa

O diferencial deste serviço é proporcionar assistência de maneira integral ao usuário em seu domicílio, de modo que este não necessite se deslocar de sua casa até o hospital, sobretudo, em tempos de pandemia. O serviço, por meio do aplicativo, poderá ser acessado a qualquer hora e em qualquer dia da semana. O atendimento inicial será processado por um secretário e, na seqüência, por um profissional competente na área desejada.





CLÍNICA PEQUENO ANJO


O diferencial deste serviço é proporcionar assistência de maneira integral ao usuário em seu domicílio, de modo que este não necessite se deslocar de sua casa até o hospital, sobretudo, em tempos de pandemia. O serviço, por meio do aplicativo, poderá ser acessado a qualquer hora e em qualquer dia da semana. O atendimento inicial será processado por um secretário e, na seqüência, por um profissional competente na área desejada.




NEW HOPE INSTITUIÇÃO DE REPOUSO PARA IDOSOS


A New Hope é especializada no cuidado humanizado e integral à população idosa. A mesma presta serviços de qualidade e excelência, por meio de uma equipe multiprofissional experiente, dedicada e empenhada no cuidado com ao idoso.



Abaixo, confira algumas imagens do evento e alguns feedbacks dos alunos da disciplina em relação aos projetos desenvolvidos:

“Este é um evento que ocorre todos os semestres e já tive o privilégio de assistir outros. Tanto o evento quanto os trabalhos produzidos são de grande relevância para o meio profissional e acadêmico, pois faz com que os alunos desde a graduação já trabalhem o empreendedorismo, demonstrando que a enfermagem está muito além da "enfermagem assistencial", que podemos ir atrás de uma evolução constante, dando maior visibilidade à esta profissão tão magnífica. Se faz importante também, pois permite que alunos aprimorem seus conhecimentos em tecnologia associada a inovação e empreendedorismo, mostrando os diferentes âmbitos que o enfermeiro pode atuar.” 

Natalia Cassol Bolzan - 7° semestre de enfermagem da UFN

“Gostaria de ressaltar como foi enriquecedor participar desse evento. A V Mostra de Tecnologia da Enfermagem possibilitou o entendimento do empreendedorismo de enfermagem, em cada projeto concebido e apresentado, de forma criativa e com os mínimos detalhes para que logo saia do papel. Como acadêmica do quarto semestre é estimulante saber e ter a certeza, que estou no curso certo, pois além de ciência, a enfermagem é arte, é inovação, é tecnologia e empreendedora!” 

Camila Cioquetta Pereira - 4° semestre de enfermagem da UFN

“A mostra de tecnologia da enfermagem despertou o olhar empreendedor de todos nós participantes, inclusive aos estudantes. As empresas e os produtos apresentados pelos acadêmicos do 8º semestre são altamente inovadores. O evento oportunizou a reflexão sobre a prática do cuidado de Enfermagem, que não tem limites e fronteiras. Pude perceber o quanto as ideias e inovações empreendedoras são importantes para qualificar e ampliar o cuidado e, consequentemente, tornar a assistência de Enfermagem mais humanizada. Como exemplo eu cito a Casa de Parto, com caráter totalmente inovador. Achei incrível. Parabéns à todos!" 

Leandro S. de Medeiros,  4º semestre de enfermagem da UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação