Universidade Franciscana em visita ao SENAI CIMATEC, em Salvador Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/07/2023

Nos dias 28, 29 e 30 de junho uma comitiva da Universidade Franciscana (UFN) realizou uma visita à cidade de Salvador (Bahia) nas instalações do Senai CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias) e do CIMATEC PARK como estratégia de integração com as ações dos ambientes de inovação da UFN. Integraram esta viagem técnica a Vice-reitora, professora Solange Binotto Fagan; o Diretor de Patrimônio Carlos Robalo e o Diretor dos Ambientes de Inovação, professor Lissandro Dorneles Dalla Nora. A recepção no Senai CIMATEC foi realizada pelo Pró-reitor de Extensão, professor Tarso Barreto.

“Foi uma grande oportunidade de conhecer um ecossistema de inovação integrado no ensino, na pesquisa, na inovação e na forte relação com o setor produtivo”, destaca a professora Solange Binotto Fagan. Também ressaltou sobre as expectativas de trabalhar colaborativamente com o Senai CIMATEC nas áreas de nanobiotecnologia, materiais, sustentabilidade e entre outros: “via o Parque Tecnológico da UFN e em projetos em andamento como o Instituto de Nanotecnologia da Bahia (INCITE), em que pesquisadores da UFN e CIMATEC fazem parte”.

Inaugurado em março de 2002, o Senai CIMATEC é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. Nele, estão integradas uma Escola Técnica, um Centro Tecnológico e um Centro Universitário, operando dentro de um ecossistema de inovação integrado em um Campus com quatro prédios, área construída superior a 35.000 m² e mais de 650 funcionários. Atuando de forma especializada e com uma infraestrutura laboratorial adequada para desenvolvimento de solução. Tendo como áreas de interesse software e supercomputação, biotecnologia e saúde, manufatura avançada, mobilidade e infraestrutura, robótica e automação, micro e pequenas empresas, novos produtos, energia e sustentabilidade são suas principais áreas de atuação.

Inaugurado em 2019, o SENAI CIMATEC Park representou o início de uma nova etapa para a inovação industrial na Bahia e no Brasil. Trata-se de um grande complexo tecnológico e industrial em uma área de 4 milhões de metros quadrados no centro industrial de Camaçari, cidade vizinha a Salvador, com laboratórios avançados, grandes usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco e até uma pista de teste do setor automotivo. O CIMATEC Park tem uma infraestrutura diferenciada no país para atender as necessidades de Energia Eólica, Mecânica, Naval e Offshore, Automotiva, Elétrica, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Petróleo e Gás.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/UFN