Unifra realiza pela primeira vez projeto que ensina programação para crianças Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/09/2017

E se além de jogar no computador, você pudesse fazê-lo, criando personagens e inserindo cenários diferentes? Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Sant’Anna tiveram esta oportunidade viabilizada pelo Centro Universitário Franciscano na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro, no Conjunto I.

Trata-se do projeto de extensão ‘Ensino de programação para crianças no ensino básico’, promovido pelos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Jogos Digitais. A ideia é que os ensinamentos sejam repassados a estudantes com idades entre 9 e 11 anos, de escolas privadas e estaduais.

Na primeira atividade do projeto de extensão, professores e voluntários dos cursos de graduação apresentaram o Scratch aos alunos do 5º ano do Colégio Sant’Anna. É por meio deste software que as crianças escolhem os atores, cenários, temas e cores, além dos movimentos e sons a serem executados. “A programação ajuda no raciocínio lógico dos pequenos de forma mais clara e ainda ajuda em várias disciplinas escolares, como matemática”, explica o professor Alessandro Mainardi.

A programação no Scratch dispensa a digitação de código. Basta arrastar e soltar blocs de comandos organizados em categorias coloridas. “É tudo tão colorido e bem fácil de fazer. Podia passar o dia fazendo um jogo”, diz a aluna Miranda Claus.

A iniciativa é baseada no Code Club, uma rede mundial de clubes de programação para crianças. Um dos objetivos é oportunizar a todas as crianças uma chance de aprender a programar por meio de uma rede de voluntariado.