UFN tem programação para o Dia da Consciência Negra Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/11/2019

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Universidade Franciscana preparou algumas ações alusivas à data.

Os cursos de Licenciatura da UFN realizarão o painel ‘O epistemicídio de intelectuais negras e negros na academia’, com início às 18h30 do dia 20, no Salão Azul, localizado no Pátio do Conjunto I. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrições.

Ao longo da noite, a atividade contará com as contribuições da Cientista Social e mestranda em Ciências Sociais pela UFSM, Andressa Mourão Duarte, dialogando sobre ‘O apagamento da intelectualidade negra nos cânones acadêmicos’.

Além desta, estarão presentes também as professoras Marta Regina dos Santos Nunes e Louise da Silveira. A primeira ministrará o bate-papo ‘De Enedina Alves à Shuri: como mulheres negras das Ciências têm sido (não) representadas na história, na academia e no cinema”. A segunda, por sua vez, tratará do tema ‘Por que pesquisar feminilidades negras na universidade? Questão de lugar de fala’. Junto ao Painel, será realizado um momento cultural, com a participação do Grupo Atoque.

Ainda, o curso de Design de Moda está, durante todo o mês de novembro, expondo peças produzidas pela egressa Flávia Nascimento, com a marca ‘Criolando’, na Teciteca, localizada no Hall do Prédio 16, Conjunto III da UFN.

A exposição visa preservar a linguagem estética da cultura afro-brasileira. Na mostra, os visitantes encontram roupas de cultura africana, com tecidos de Senegal, além de turbantes, pulseiras e colares.

A RádioWeb UFN também preparou um programa especial voltado para o Mês da Consciência Negra. O tema foi discutido pela Pedagoga e Cientista Social, Maria Rita Py Dutra, e pelo acadêmico de Ciências Sociais e integrante do Movimento Negro de Santa Maria, Gustavo Rocha.

Assista a live do programa da Rádio Web UFN.