UFN sedia reunião do Fórum de Educação Superior Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/07/2023

A Universidade Franciscana (UFN) recebeu nesta segunda-feira (24) reitores e diretores de sete Instituições de ensino presencial para reunião do Fórum de Educação Superior de Santa Maria. Conduzido pela reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, este é o primeiro encontro do grupo após a pandemia.

Criado em 2018, o Fórum de Educação Superior tem como objetivo tratar de ações conjuntas, visando à cooperação interinstitucional para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco na discussão e na promoção do desenvolvimento regional. Dessa forma, busca-se formatar uma pauta para consolidar a cidade como polo de educação, ciência e tecnologia, em consonância com sua vocação ligada ao ensino. “Realizar a reunião do Fórum de Educação Superior significa aproximar instituições que têm por objetivos a formação humana e profissional. Nessa direção, a retomada das reuniões, além de unir esforços, deverá ser um importante espaço para pensar e colaborar com o desenvolvimento de Santa Maria”, enfatizou a Reitora da UFN, Iraní Rupolo.

Com a missão de discutir e promover ações que visam a cooperação entre instituições e o Ensino Superior, o encontro visou abordar estratégias para o desenvolvimento social de Santa Maria. “Esse Fórum sempre foi importante para abordarmos os diversos assuntos que interferem nas instituições. Nós temos que pensar em atrativos para trazerem estudantes para a cidade”, ressalta o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch.

Na pauta do encontro, os dirigentes discutiram sobre a recepção dos estudantes em Santa Maria, o calendário das instituições e a expansão do Instituto Federal Farroupilha. A opinião de todos foi unânime em destacar a importância de apresentar a cidade aos jovens e suas famílias. O professor Mauro Cervi, diretor da Ulbra SM, destacou a importância da união de esforços entre o grupo para a construção de eventos em conjunto, unindo forças na construção de um pertencimento para a cidade.

A proposta é que o Fórum se reúna mensalmente para discussões de pautas voltadas ao ensino superior. Estiveram presentes: Iraní Rupolo, reitora da Universidade Franciscana (UFN); Luciano Schuch e Marta Adaime, Reitor e Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar); Eduardo de Assis Brasil Rocha, diretor da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma); Mauro Cervi, diretor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Nara Suzana Stain, diretora da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (UNISM), Camila Saccol, direção da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), além das professoras Fabiana Monteiro, da Fisma e Claudete Fogliato, da Unism.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Colaboração: Caroline Cechin -/ Chefe de gabinete