UFN sedia encontro sobre Base Nacional Comum Curricular Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/03/2019

Professores, estudantes e coordenadores pedagógicos de escolas de Santa Maria e Região e da Universidade Franciscana, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid, participaram de uma palestra de Formação Permanente na IES.

O objetivo da atividade foi conhecer o histórico da Base Nacional Comum Curricular-BNCC e exemplos de implementação desses conteúdos dentro das salas de aula. Além disso, os presentes ainda puderam conhecer como foi a organização dos conteúdos que formam o referencial gaúcho.

Quem ministrou a explanação foram Gabriel Golmeier e Carolina Tomaz. O primeiro é graduado em Matemática e em Filosofia, mestrado em Ações Afirmativas (cotas) e doutorado em Educação e Cidadania. Já Carolina tem graduação em Economia e é consultora e gestora de Projetos de Políticas Públicas.

Ambos trabalharam no Ministério de Educação, quando começou a implementação da nova Base Nacional Curricular, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB.

“Além de nortear os currículos das redes de ensino em relação a federação brasileira, a base também orienta as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo País”, explicou Gabriel.

Segundo os palestrantes, a BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades do ensino básico.

“A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. A BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, complementou Carolina.