UFN recebeu a quinta Audiência Pública nas comunitárias Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/08/2023

A quinta Audiência Pública sobre o Papel das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul e a facilitação do acesso ao Ensino Superior foi realizada em Santa Maria na Universidade Franciscana (UFN), durante a tarde desta segunda-feira (14 de agosto). O Salão de Atos do Conjunto I recebeu autoridades políticas, representantes de entidades de classe de Santa Maria e da Região Central do Estado, membros da comunidade acadêmica e público em geral.

O encontro foi aberto com a fala do Deputado Estadual Rafael Braga, presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa: “O compromisso com o Ensino Superior comunitário é um tema que tem estado sempre em pauta no nosso Executivo Estadual e está na hora da gente fazer com que as coisas aconteçam de fato. Pois chegou um momento da educação gaúcha que lutamos por políticas públicas que venham qualificar ainda mais nosso ensino ou vamos esperar um futuro em que vamos encarar grandes problemas. E os avanços mais recentes são frutos desta parceria da Assembleia Legislativa com o Comung que tem fortalecido essa pauta tão importante”.

Com participação ativa do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e das 14 Instituições Comunitários de Ensino Superior que o integram, a iniciativa vem discutindo pautas relacionadas ao acesso à universidade com apoio de verbas estaduais para a capacitação de pessoas em áreas estratégicas como formação de professores, tecnologias e saúde


"Estamos reunidos aqui por este grande motivo, o principal para uma sociedade, para uma Instituição de Ensino e em se tratando de sociedade humana: o tema da Educação Superior. Precisamos, sim, dar valor à educação de qualidade que as Universidades Comunitárias desenvolvem neste Estado e no Brasil. Estivemos, recentemente, em Brasília celebrando os 10 anos da Lei das Comunitárias em um momento instigador de ações novas onde precisamos afirmar junto aos governos o nosso posicionamento enquanto referência na qualidade de toda a atividade que fazemos no ensino, na relação com as comunidades onde estamos inseridas, na pesquisa e em todos os serviços que prestamos, sejam eles de transferência de conhecimento ou nos aspectos da inovação por parte tecnológica”, destacou a professora Iraní Rupolo, Reitora da UFN. Ela também evidenciou o comprometimento que as Universidades Comunitárias têm na formação humana, do trabalho alinhado em valores, pertencimento social e de desenvolvimento da pessoa e da comunidade onde se está inserido.

Os fortes laços que a comunidade acadêmica da UFN desenvolve em Santa Maria e região através dos seus mais de 30 cursos de Graduação, além de um amplo portifólio em cursos de Especialização, seis cursos de Mestrado e dois cursos de Doutorado também foi lembrado pela secretária executiva do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS), Valserina Maria Bulegon Gassen. “Tenho a alegria de dizer o quanto esta Instituição de Ensino Superior contribuiu e segue contribuindo com a extensão para o desenvolvimento da nossa região”, relembrou ao relatar as importantes ações ao longo de mais de 50 anos, já que na década de 1960 já desenvolvia atividades para a formação de professores para lecionarem nas escolas que estavam sendo implantadas nos municípios da Quarta Colônia o que, segundo ela, foi um marco na educação.

Este é um olhar para o estudante e temos que exaltar esta escuta qualificada que está acontecendo em todo o Rio Grande do Sul. Pois, diferente das Universidades Públicas que são mantidas pelo Governo e das Privadas que são voltadas apenas ao lucro, somos 14 Instituições de Ensino Superior que possuem um forte vínculo com as suas comunidades atuando sem fins lucrativos e com gestão democrática e participativa. Na sua maioria, as Universidade Comunitárias são autênticas instituições públicas não-estatais, onde os recursos captados são integralmente aplicados na manutenção dos objetivos institucionais”, detalhou o presidente do Comung e Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn.

Implantando em 1996, o Comung tem o foco em integralizar o processo de educação que resulta no fortalecimento individual e coletivo das Instituições além do consequente favorecimento da comunidade universitária e da sociedade gaúcha. Hoje, o Consórcio é o maior sistema educacional do Estado ao estabelecer uma grande rede de educação, ciência, tecnologia e inovação; além de se distinguir pela forte vocação social ao desempenhar papel empreendedor, político, cultural e histórico nas regiões onde atua.

O objetivo destas Audiências Públicas é de ouvir as comunidades e reiterar a importância do tema, proporcionando a diversos agentes sociais a oportunidade de apresentarem suas percepções e propostas. As pautas prioritárias do Comung são: o cumprimento do Art. 201 da Constituição Estadual gaúcha que prevê 0,5% da receita líquida dos impostos próprios; a criação de políticas públicas de acesso e permanência de estudantes; e a criação de editais específicos para pesquisa e inovação.


SOBRE O COMUNG

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul constituiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Implantado oficialmente em 1996, o Consórcio é formado por 14 Instituições de Ensino Superior que abrangem quase todos os municípios do Estado e prestam relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.

As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.

IES que integram o Comung: Universidade Franciscana (UFN), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade FEEVALE, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade La Salle, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação