UFN recebe estudantes de Goiás para visita técnica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/12/2019

O curso de Direito da Universidade Franciscana recebeu a visita de 4 estudantes da Universidade Federal de Goiás – UFG, para que estes ampliem seus conhecimentos junto ao Centro de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor.

Isso por que a UFG se espelha na UFN para a criação de seu próprio projeto, que busca prestar consultoria gratuita à população local, na tentativa de ajudar quem se encontra nesta situação e de renegociar pendências de forma mais fácil, assim como é feito em Santa Maria, pelo curso de Direito da Universidade Franciscana.

Ao todo, 12 alunos da UFG estão envolvidos no projeto de implementação. Destes, 4 vieram até a UFN para tirar dúvidas e ver na prática o funcionamento do Projeto junto à comunidade de Santa Maria e Região, para expandir seus olhares para além do mundo acadêmico.

De acordo com Daniel Costa Lopes, estudante da UFG, vir até a UFN e poder observar as dificuldades e as parcerias que a IES tem junto ao Procon, por exemplo, é de grande valia. “A partir dessa observação que vamos conseguir tem sucesso também no nosso projeto, lá em Goiás. Por que vocês da UFN são referência de projeto de prevenção ao superendividamento que deu certo e é sucesso no interior do País”, ressaltou.

“Socialmente falando, podemos estar nas mais diferentes regiões, mas os problemas e índices são parcialmente os mesmos, pois, os endividados tem quase as mesmas faixas etárias e outras características parecidas”, acrescentou Carlos Eduardo Marques, acadêmico de Direito da UFG.

Além destes, visitaram a UFN os estudantes Gabriel Linhares Maia e Marcio Vitor Nunes Alves, todos do 8º semestre do curso de Direito da UFG.
Quem está à frente do Projeto de Extensão do Centro de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor na Universidade Franciscana é o docente Vitor Hugo do Amaral Ferreira, do curso de Direito da UFN.

Ele atua no projeto desde o ano de 2008, onde são realizados atendimentos à população endividada com o intuito de se sensibilizar com a importância do uso adequado dos recursos financeiros, além de organizar audiências de negociação de dívidas, elaborando o plano de recuperação de crédito.

O Centro de Prevenção e Tratamento do Superendividamento da UFN é um projeto de extensão destinado a consumidores em situação de endividamento, e desenvolvido como atividade da disciplina de direito do consumidor. O objetivo é oportunizar espaço de educação ao consumidor - Projeto Educon - promovendo espaço de educação financeira e tratamento a consumidores diante das situações de endividamento, com espaço para audiência de conciliação e renegociação de dívidas.

Saiba mais sobre o Centro de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor clicando aqui. Mais informações sobre o Centro podem ser obtidos junto ao ramal: 9012, ou e-mail direito@ufn.edu.br. Ainda, os atendimentos são realizados via Procon, pelo telefone 3217-1286, a partir da março/2020.