UFN realiza qualificação para manipuladores de alimentos da Categorização dos Serviços de Alimentação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/05/2019

A Universidade Franciscana recebeu na última semana, o segundo dos seis encontros previstos para a Qualificação de Manipuladores de Alimentos da Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria.

Na ocasião, o tema abordado foi a higiene das instalações, móveis, equipamentos e utensílios dos estabelecimentos, e o público-alvo foram as equipes de manipuladores de empresas do ramo alimentício.

O primeiro encontro, realizado no dia 16 de maio, abordou a questão da higiene pessoal. Já para este segundo encontro, ocorrido em 23 de maio, o foco da qualificação foram a organização e limpeza no ambiente de trabalho, regras básicas do Programa 5S, conceitos, periodicidade e etapas do processo de higienização e orientações para uma higienização adequada.

Os cursos de Nutrição e o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN, representados pela professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, estão na coordenação do Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria.

A docente iniciou a sua fala destacando que espera que os participantes não encarem os encontros como uma palestra, onde somente uma pessoa fala e os demais escutam, mas que os manipuladores se sintam incentivados a questionar, perguntar e a compartilhar suas experiências.

“A gente espera que vocês saiam daqui e voltem para as suas empresas dispostos a conversar com os seus gestores e propor melhorias no ambiente de trabalho. O objetivo da categorização é exatamente esse: mexer com vocês, tirá-los da zona de conforto”, destaca Ana Lúcia.

As qualificações acontecem nas quintas-feiras, durante o período da manhã, das 8h às 10h30, e durante a tarde, das 15h às 17h30, sendo que o mesmo assunto é debatido em ambos os turnos, para que os participantes possam se organizar e participar dos encontros conforme sua disponibilidade.

Em função do grande número de colaboradores que participaram da qualificação do dia 16, o último encontro de maio aconteceu no Salão Azul, localizado no conjunto I da UFN. Estima-se que um total de mais de 110 colaboradores se inscreveram nas turmas. Para a próxima semana, os encontros devem voltar a acontecer no Conjunto III, com local sendo divulgado em breve.

Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria

A categorização visa classificar os serviços de alimentação com base em 51 critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores. O projeto é coordenado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, em parceria com o Sebrae, a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr).

A classificação será disposta na fachada da empresa, nas seguintes categorias: A (ouro), que será dada a estabelecimentos que estiverem respeitando ao máximo os critérios avaliados, B (prata) e C (bronze) para estabelecimentos que ainda podem aprimorar os seus aspectos sanitários.

Confira os assuntos das próximas categorizações:

30/05 – Higienização Frutas, Legumes e Verduras
06/06 – Recepção e Armazenamento de matérias primas
13/06 – Controle de Tempo e Temperatura na Manipulação de Alimentos (descongelamento, resfriamento, fritura, distribuição de alimentos, entre outros)
27/06 – Qualificação específica para os Responsáveis pela Manipulação de Alimentos e gestores (documentação, supervisão e programa de capacitação)

Texto e imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom