UFN realiza fórum de Sistematização da Assistência de Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/12/2018

Estudantes, professores e profissionais da área da Enfermagem se reuniram na manhã de sexta-feira, 14 de dezembro, para ampliar seus conhecimentos em relação a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE.

O palestrante, professor Silomar Ilha, destacou a importância de os profissionais de enfermagem reconhecerem a importância do processo de sistematização para desenvolver suas funções.

“Se não houver um ambiente com pessoas treinadas, competentes para desenvolver as suas atividades, com processos de trabalhos bem definidos, recursos disponíveis, dimensionamento de pessoas adequado, protocolos e rotinas estabelecidos se torna difícil desenvolver o Plano de Enfermagem e um cuidado qualificado e seguro, pois não há SAE”, explicou.

Segundo ele, valorizar o SAE e o PE possibilita ao enfermeiro demonstrar sua identidade ao paciente, família, comunidade e demais categorias profissionais. Ou seja, posiciona o enfermeiro de maneira autônoma na equipe multiprofissional.

A professora de Enfermagem e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Stein Backes, ressalta que 8 mestrandos foram comtemplados com uma Bolsa Capes, onde realizam pesquisas relacionadas à SAE.

Segundo ela, a Universidade Franciscana é protagonista no desenvolvimento do Sistema de Assistência de Enfermagem e, juntamente com o Cofen e demais instituições de saúde da região, compartilham seus conhecimentos em relação a importância de existir a sistematização para os profissionais de enfermagem para 48 municípios do Estado.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta teórico-metodológica que fornece subsídios para a consolidação da Prática Avançada de Enfermagem, a qual pressupõe que os Enfermeiros incluam na sua formação conhecimento especializado, habilidades e competências para a tomada de decisão em situações complexas em diversos cenários de prática. Um dos grandes pilares da SAE é o processo de enfermagem que se caracteriza por uma metodologia profissional própria e pressupõe uma série de ações dinâmicas e inter-relacionadas à sua realização.

A SAE foi institucionalizada como instrumento norteador para planejar, estruturar, otimizar e organizar o ambiente de trabalho, além de definir atribuições aos membros da equipe de enfermagem. Constitui-se em ferramenta que fornece subsídios para a organização da assistência e a gerência do cuidado. Assim, a SAE se fundamenta em um sistema de valores e crenças, além de um conhecimento técnico-científico específico da área.

A compreensão acerca do significado desse processo e a sua adoção deliberada na prática profissional, no entanto, ainda não são unanimidade entre os profissionais, embora se tenha observado sensível mudança ao longo dos últimos anos.

Embora a maior parte dos Enfermeiros já tenha ciência e a percepção da necessidade da implementação da SAE, com base na Resolução COFEN 358/2009, o processo de implantação, assim como a escolha de um referencial teórico adequado e condizente às diversas realidades, ainda se constitui em desafio para a maioria dos profissionais de Enfermagem.

Reconhece-se que SAE, a partir de um conhecimento específico e de uma reflexão crítica acerca da organização, da gestão e da filosofia do trabalho de Enfermagem, se constitui em instrumento altamente eficaz e efetivo para o gerenciamento, a otimização e a qualificação da assistência de Enfermagem nos diferentes espaços de atuação do Enfermeiro.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotos: Mark Braunstein