UFN realiza celebrações com relíquia de São Francisco de Assis Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/10/2019

Texto: Flora Quinhones e Giulimar Machado / Estagiários de Jornalismo
Imagem: divulgação

A Universidade Franciscana receberá uma relíquia, junto da imagem de seu padroeiro, São Francisco de Assis, no dia 15 de outubro. Para celebrar esse momento, a Pastoral Universitária realizará momentos de espiritualidade junto dos artefatos, na Capela São Francisco de Assis, Conjunto III da UFN.

A partir das 16h, serão realizados 4 momentos de orações a cada meia hora. Já às 17h30, está prevista uma celebração eucarística com a presença dos objetos, junto de uma benção especial, por intercessão da Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis. Após a missa, a Relíquia e Imagem seguem para o próximo local de visitação, conforme cronograma listado abaixo.

Vinda de Assis, na Itália, a Relíquia conta com dois objetos. De acordo com o site oficial da Criação da Ordem Franciscana Secular, o conjunto que está peregrinando por muitas cidades do Brasil, contém uma imagem de São Francisco, da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e um fragmento de osso do fêmur, ofertado pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. O objeto está viajando por todas as instituições da ordem franciscana que se encontram no território brasileiro.

A iniciativa ocorre em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular, conhecida como Terceira Ordem Franciscana, que ocorrerá em 2021, quando deverá ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. De acordo com o Frei Cristian Martins Almeida, da Pastoral Universitária da UFN, receber as relíquias de Francisco de Assis é muito importante,  pois ele é sempre apresentando como modelo de pessoa para toda a sociedade.

“Ele é o padroeiro de nossa Instituição de Ensino, que por sua vez foi fundada e conduzida pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, as quais também vivenciam sua consagração religiosa e modo de viver nos ideais de São Francisco de Assis”, explica.

Ele ainda ressalta que a Universidade Franciscana procura em suas diversas atividades, iluminar e conduzir pelos ideais de vida propostos por São Francisco de Assis, que é a fraternidade, a preocupação com o bem comum da sociedade e da natureza, o cuidado integral com o ser humano em suas diferentes dimensões (física, social, intelectual e espiritual).

Toda a comunidade acadêmica e, principalmente, os moradores da cidade Santa Maria estão convidados para participarem desde momento único para conhecerem um pouco mais sobre a vida de São Francisco de Assis e para realizar um momento de cultivo da espiritualidade franciscana.

Programação:
- Chegada da relíquia e imagem: 15h30

Momento de oração: 16h ; 16h30 ; e 17h

Celebração Eucarística e benção: 17h30

Locais que a imagem vai visitar:
· 13 de outubro (domingo)
16h – chegada da Relíquia e Imagem na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Av. Presidente Vargas, 1517, Bairro Nsa. Sra. de Fátima)
· 14 de outubro (segunda-feira)
Dia todo – na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Av. Presidente Vargas, 1517, Bairro Nsa. Sra. de Fátima)
· 15 de outubro (terça-feira)
9h30 - Capela do Colégio Sant’Anna (Rua dos Andradas, 1658, Bairro Centro)
16h – Capela da Universidade Franciscana (Rua Duque de Caxias, 789, esquina com a Rua Silva Jardim, Bairro Nsa. Sra. do Rosário)