UFN realiza a 3º Mostra de Ciência e Matemática de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/10/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, realizam na quinta-feira, dia 24 de outubro, o Espaço Ciência com a 3ª Mostra de Ciência e Matemática de Santa Maria. O espaço contribui para a alfabetização científica e, principalmente, ajuda a despertar a vocação científica e tecnológica dos jovens estudantes da educação básica.

Com o tema “Cultura Digital e Educação: avanços e desafios da ciência e tecnologia”, o Espaço Ciência é um ambiente de mostra científica de alunos e professores do ensino fundamental, médio e educação profissional técnica de nível médio no município de Santa Maria, que busca a divulgação da ciência e da tecnologia para a sociedade. A mostra oportuniza um espaço para exposição, apresentação e discussões de trabalho, projetos ou estudos desenvolvidos por alunos e professores, que tenham realizados uma pesquisa interdisciplinar sobre a temática proposta.

A mostra vai oferecer para os professores oficinas interdisciplinares de formação continuada da educação básica, sobre o tema da 3ª Edição do Espaço Ciência, mediado por tecnologia digital da informação e comunicação, dando prioridade de oferta aos professores da rede pública de Santa Maria. 

A coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, profa. Thais Dorow, ressalta que a Universidade tem o compromisso de divulgar o conhecimento que produz para a sociedade, mas sobretudo, receber a comunidade para promover a integração de conhecimentos, estimular carreiras científico-tecnológicas, fomentar a pesquisa desde os primeiros anos da educação e integrar estudantes e docentes de todos os níveis de ensino. “Isso é uma oportunidade de mostrar os cursos e a estrutura da UFN para inspirar os estudantes. No Espaço Ciência de 2018, alunos do município de Santiago vieram apresentar seus trabalhos, conheceram a instituição, e hoje são estudantes de graduação da UFN”, relembrou a professora. 

A inscrição para visitante na 3ª Mostra de Ciência e Matemática de Santa Maria deve ser realizada através do site da UFN, clicando aqui, até 24 de outubro. O interessado deve preencher todas as informações solicitadas, sendo que no campo “Instituição”, além do nome da escola é necessário indicar a palavra VISITANTE. Para a Categoria Expositor, as inscrições já foram encerradas. 

Na modalidade de expositor, o participante deverá estar incluído em uma das categorias abaixo:
- 1ª Categoria: Ensino Fundamental - séries iniciais (1º ao 5º ano).
- 2ª Categoria: Ensino fundamental – séries finais (6º ao 9º ano).
- 3ª Categoria: 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
- 4ª Categoria: 1ª e 2ª série da Educação profissional técnica de nível médio. 

A 3º Mostra de Ciência e Matemática de Santa Maria, acontece no Hall do Prédio 15, no Conjunto III da Universidade Franciscana, localizado na Rua Silva Jardim, nº 1175. 

Programação 
24/10/2019 - Quinta-feira
12h30 às 13h30 – Credenciamento
13h30 às 14h – Abertura
14h às 18h30 – Mostra de trabalhos
18h30 às 19h – Premiação e encerramento 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação