UFN realiza 3º encontro do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/12/2018

A Universidade Franciscana recebeu o último dos três encontros da 3ª etapa do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria. Ela ocorreu na tarde de terça-feira, 18 de dezembro, no Salão Azul do Conjunto I.

Gestores e funcionários da parte administrativa de empresas do ramo alimentício da cidade realizaram uma qualificação para conhecer e entender o processo de categorização e verificar os itens nos quais eles serão avaliados.

Além dessas atividades, o evento contou com um Workshop, realizado pelas empresas apoiadoras do Projeto. Elas ofereceram oportunidades de serviço e de negócio diferenciados para atender o que cada empresa participante da qualificação precisa para se adequar. As empresas também apresentaram o seu trabalho, seus serviços e o que cada uma oferece.

As empresas apoiadoras são de vários ramos. Elas atuam com consultoria, venda de termômetros, higienização e com novas tecnologias que podem auxiliar os empresários com os seus empreendimentos.

De acordo com a coordenadora geral do projeto e docente do curso de Nutrição e do Mestrado em Saúde e da Vida da UFN, Ana Lúcia de Freitas Saccol, o Workshop e a participação dessas empresas apoiadoras serviram como uma vitrine para que a caracterização se torne possível.

“É uma oportunidade de os empresários terem um contato com empresas que oferecem os serviços de acordo com as principais necessidades de adequação que a empresa do ramo alimentício precisa”, destaca

Ao todo foram 68 empresas inscritas no projeto em Santa Maria. Ele visa classificar os serviços de alimentação com base em 51 critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores.

A classificação será disposta na fachada da empresa e será nas seguintes categorias: A (categoria Ouro), que será dada a estabelecimentos que estiverem respeitando ao máximo os critérios avaliados, B (categoria Prata) e C (categoria Bronze) para estabelecimentos que ainda podem aprimorar os seus aspectos sanitários.

O projeto é coordenado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, em parceria com o Sebrae, a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr).

Texto e fotografias: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo