UFN presente no Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/06/2023

A Universidade Franciscana (UFN) participa, em Salvador (Bahia), da 6ª edição do Congresso Nacional de Educação Católica. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o evento reúne, de 29 de junho e 1º de julho, cerca de dois mil participantes para atividades, exposições, debates e reuniões sobre temáticas construtivas referentes à educação católica no Brasil. Junto ao evento, também está sendo realizada a ExpoANEC que é um espaço para expositores com produtos e temáticas inovadoras voltadas à educação.

A Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, que preside o Conselho Superior da ANEC, participou de todo o processo de organização do Congresso e manifestou a importância deste encontro em seu discurso de acolhida na quinta-feira (28): “Acredito na educação, por isso aqui estou. No fazer diário, no espaço público, no cotidiano da escola, em uma atividade laboral qualquer da sociedade, tudo são espaços de educação. Os lugares de produção de ciência, de ensino e aprendizagem, em qualquer forma de fazeres, do meio rural até a produção industrial, o fazer laboral e espiritual, todos são espaços de educação”. A vice-reitora da UFN, professora Solange Fagan, e a representante da Pastoral Universitária, Marielle Flôres, também participam do evento que congrega pessoas de diversos estados, escolas, universidades, instituições e congregações do Brasil.

Animados pela temática do Congresso e pela vasta programação proposta, os presentes foram motivados pela reitora da UFN a viver as transformações necessárias para uma educação eficaz e evangelizadora: “A educação tem lugar onde existe o ser humano. O transformar que o tema do Congresso nos propõe precisa começar por nós mesmos. Vamos juntos tecer a sinodalidade que a Igreja nos pede, tecer juntos o futuro por meio de pactos e compromissos. E seguir as palavras de Papa Francisco que nos incentiva a pensar na educação é pensar nas gerações futuras e no futuro das humanidades. É arraigado na esperança e exige de nós generosidade e coragem”.

A programação completa pode ser acessada no site da ANEC e a Pastoral Universitária da Universidade Franciscana também está compartilhando fotos, vídeos e informações pelo Instagram @pastoralufn.

Texto e Fotos: Marielle Flôres/Jornalista