UFN participa do lançamento do Inova RS na Região Central Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/09/2019

Santa Maria foi a primeira cidade a receber a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia- SICT para o lançamento do Marco Zero Inova RS, programa do governo do Estado que visa fomentar os ecossistemas de inovação.

A Universidade Franciscana esteve presente representada pela Reitora, Iraní Rupolo, pela Vice-Reitora, Solange Binotto Fagan e demais docentes e integrantes do Ambiente de Inovação da UFN. O evento ocorreu na sexta-feira, 13 de setembro, no Santa Maria Tecnoparque.

A Reitora, Iraní Rupolo, em sua manifestação, agradeceu ao secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, pela oportunidade da cidade estar abrindo o lançamento do programa nas regiões. “Nossa universidade está disposta a este espírito colaborativo. A sociedade de Santa Maria pode renovar a esperança pela parceria com as universidades. É algo que nos provoca a grandes desafios, é um grande compromisso de integração regional que nos comprometemos a aprender e dar mais este passo junto as demais”, enfatizou a Reitora.

Em todo Estado, 8 regiões integram o programa, que tem entre seus objetivos deixar as cidades mais atraentes para receber empreendimentos e, assim, gerar negócios e riqueza para as regiões. A inovação está no centro da estratégia de atuação. As ações serão organizadas com representantes da chamada quádrupla hélice: governo, sociedade civil, empresas e universidades, por meio da constituição de grupos de trabalho que vão definir os desafios locais da região.

Luís Lamb destacou que o Governo está articulando para colocar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, a partir da construção e parcerias estratégias entre os atores da quádrupla hélice.

“O que queremos construir nesse projeto é uma ideia de colaboração, a importância de evoluirmos a forma de pensar. É muito mais do que entregar algo visível, mas sim uma mudança cultural de pensamento. Estamos em um movimento de mudança, o Estado tem que evoluir, é um projeto de transformação, agregação de valores. Não conseguimos mais viver isoladamente, estamos em um mundo conectado. Precisamos pensar em um modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento, por isso a importância das universidades nesse projeto” destacou.

Após o evento de lançamento os responsáveis de cada área iniciaram a organização dos comitês estratégico e técnico, que darão segmento as atividades na região. Os integrantes dos comitês farão o mapeamento dos ecossistemas de inovação existentes na região, além de serem eles os responsáveis por mobilizar forças e efetivar as estratégias do acordo local.

O programa tem como referências projetos com resultados positivos como o Pacto Alegre, em Porto Alegre, o 22@barcelona, na Espanha, e o Ruta N, em Medelin, na Colômbia. Os projetos desenvolveram as regiões tanto em aspectos econômicos, quanto sociais. As oito regiões do Estado são: Serra e Hortênsias, Metropolitana e Litoral Norte, Sul, Produção e Norte, Dos Vales, Noroeste e Missões, Central, e Fronteira Oeste e Campanha.

Imagem: divulgação / SICT