UFN participa do IV Encontro Regional da Rede Cegonha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/10/2019

A Universidade Franciscana foi representada no IV Encontro Regional da Rede Cegonha por integrantes dos cursos de saúde da IES. O encontro é realizado uma vez ao ano por municípios pertencentes a 13° Coordenadoria Regional de Saúde, que ao todo abrange 13 municípios. Este ano o encontro aconteceu na cidade de Rio Pardo. A atividade contou com a presença de profissionais de diversas áreas da Saúde. 

A Rede Cegonha possibilita que toda a mulher tenha direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada durante a gravidez, o parto e no puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com o Programa Rede Cegonha, sendo que a estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à Saúde Materno-Infantil no Brasil.

O objetivo foi mostrar o que já está sendo realizado para o fortalecimento da Rede Cegonha e como se pode continuar os cuidados com as gestantes, crianças e, também, no contexto familiar.

A egressa e aluna da Especialização em Saúde Materna e Neonatal, Mariana da Silva fez parte da organização do evento e convidou as enfermeiras e Residentes em Enfermagem Obstétrica da UFN, Amanda Mirela Marchinski e Kelen Pompeu, para compartilharem com os presentes os conhecimentos da enfermagem obstétrica realizado no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria-RS. 

O evento também contou com a presença do enfermeiro Daniel Soares Tavares, que é Mestre em Saúde Materno Infantil pela UFN. Ele conversou sobre a vivência que teve na Alemanha em uma viagem que realizou com o grupo de mestrado em 2017. Ele trouxe um comparativo de como é a assistência durante o pré-natal, parto e pós-parto na Alemanha e o quanto o Brasil está crescendo para melhorar os índices na questão da humanização.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação