UFN participa de Workshop do Ecossistema de Inovação de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/07/2019

A Universidade Franciscana, juntamente com outras entidades e empresas de Santa Maria, participou de um evento sobre o Ecossistema de Inovação de Santa Maria, o “Mentes em Transformação”, realizado na noite de terça-feira, 09 de julho.

Após uma breve contextualização sobre o mapeamento de perspectivas inovadoras da Região Centro do Estado, líderes de cada equipe, formada por integrantes das entidades distribuídos em grupo, elencaram planos de ações a serem desenvolvidos com objetivo de transformar Santa Maria em um grande polo de inovação do Rio Grande do Sul.

Essas ações, de curto, médio e longo prazo, foram apresentadas por núcleos, sendo eles Habitat de Inovação, Ambiente, Capital, Talentos e Informação.

Propostas dos gestores

Ecossistema Informação - Inovação

Ao final das apresentações, foi revelado ao público presente a plataforma digital – que era proposta do núcleo de Informação – que reúne uma agenda de eventos e notícias sobre o tema do empreendedorismo, o Inova Centro. Nesta plataforma, poderão ser encontradas todas as notícias sobre inovação tecnológica, dos mais diversos ambientes, entidades ou empresas.

Representando a Universidade Franciscana, participaram os professores Joana Lourenço e William Leonardo da Silva, da Engenharia Química,Guilherme Kurtz e Fabrício Tonetto, de Sistemas de Informação, além do mentor do Ambiente de Inovação, Mateus Camargo, e da Vice-Reitora da UFN, Profa. Solange Binotto Fagan.

“Eventos e iniciativas como essa nos motivam. Fico feliz de reafirmar a parceria e o apoio da Universidade Franciscana na união entre entidades, universidades e poder público para que consigamos ampliar o quesito de inovação em Santa Maria, para transformar nossa cidade em um grande polo de inovação e empreendedorismo”, concluiu Solange.

A iniciativa do evento “Mentes em Transformação” é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Santa Maria,em parceria com o Santa Maria Tecnoparque, entidades de representatividade na cidade, como a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Universidades e suas respectivos Ambientes de Inovação e Incubadoras Tecnológicas, demais empresas ligadas a inovação e empreendedorismo na região centro e, também, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Ecossistema inovação - Habitat de Inovação
- Planejamento de ações para formar mais habitats de inovação, como incubadoras tecnológicas;
- Proporcionar mais editais para pessoas que desejam empreender;
- Tornar o empreendedorismo mais acessível, com laboratórios conectados para manter essa rede.

Ecossistema inovação - Ambiente
- Realizar um reconhecimento do ambiente de inovação já existente em Santa Maria e da estrutura ambiental da cidade, para promover ainda mais a inovação;
- Organizar capacitações para criar uma educação empreendedora na cidade;
- Tornar a cidade humana e sustentável a partir da inovação tecnológica.

Ecossistema inovação - Capital
- Criação de bancos mentores-anjos, que são pessoas com capacidade financeira e intelectual para possíveis investimentos;
- Disponibilizar editais de inovação e realizar competições de tecnologia e desenvolvimento para estimular a prática;
- Lançar uma espécie de bolsa de valores de startups, onde possam ser comercializadas cotas de compra e venda de ações nos startups, a fim de que obtenham maior crescimento empresarial e individual de forma conjunta.

Ecossistema inovação - Talentos
- Integrar e estreitar o espaço entre estudantes e o mercado de trabalho;
- Inserir o tema da educação empreendedora nas escolas e universidades, para que os alunos estejam familiarizados com essa área desde o ensino médio;

Texto e imagens: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom