UFN participa de Fórum de Câncer Intestinal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/09/2018

Acadêmicos e residentes dos Cursos de Enfermagem e Residência Multiprofissional em Reabilitação Física da Universidade Franciscana, juntamente da Associação Santamariense de Ostomizados e Prefeitura Municipal de Santa Maria, organizaram o 1º Fórum de Prevenção ao Câncer Intestinal, no dia 12 de setembro.

Pela primeira vez em Santa Maria, a atividade foi realizada na Câmara de Vereadores, e discutiu ações multiprofissionais na prevenção ao câncer intestinal com ênfase atenção primária e secundária.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Carla Lizandra de Lima Ferreira, ressalta que o objetivo é estimular a participação dos alunos na organização de eventos e divulgar a campanha sobre o Câncer Intestinal.

“O Câncer de Intestino é pouco discutido, depois do Câncer de Mama, é o que possui mais casos fatais no mundo, por isso é tão importante os alunos se envolverem e promoverem ações de prevenção a essa doença”, destaca.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de câncer é o terceiro em casos no mundo, sendo o segundo mais fatal. No Brasil, ele atinge mais de 150 mil pessoas a cada ano.

O evento fez parte do “Setembro Verde”, marcado por ser o mês da campanha de prevenção ao Câncer de Intestino e também pelo dia 27 de setembro, onde é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.