UFN oferece ‘Espaço Amamentação’ no Conjunto III Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/04/2019

A partir de agora, a Universidade Franciscana conta com o ‘Espaço Amamentação’, localizado no Hall do Prédio 16, no Conjunto III da IES.

O ‘Espaço Amamentação’ disponibiliza tudo o que mãe e bebê precisam para desfrutar do momento de alimentação e vínculo, em um ambiente privativo e seguro. O local possui frigobar, micro-ondas, trocador, berço e pia. Além disso, os acompanhantes e a mãe lactante podem ficar confortáveis em um sofá, que também faz parte do Espaço.

A inauguração do local ocorreu na noite de quinta-feira, 11 de abril, e contou com a presença das professoras que idealizaram o projeto, Patricia Pasquali Dotto, Franceliane Jobim Benedetti, Regina Costenaro, Bianca Zimmermann dos Santos e a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Stein Backes.

Na ocasião, estiveram presentes professoras, funcionárias e alunas, em sua maioria, mães, que prestigiaram a comemoração de mais uma conquista para a mãe lactante – poder seguir amamentando, mesmo após o final da licença maternidade, em um local seguro e próprio para isso.

A intenção do ambiente é que mesmo durante o horário de trabalho ou estudo das lactantes, elas possam alimentar seus bebês em um local adequado, aumentando o período de amamentação da criança, como é indicado pelo Ministério da Saúde, que sugere peito até os dois anos de idade.

Segundo a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, professora Dirce Stein Backes, uma das prioridades do curso é estimular a amamentação e destacar os benefícios do aleitamento materno. A docente afirma que durante os debates em sala de aula que abordam esse tema, muito se fala sobre a teoria do vínculo estabelecido entre mãe e bebê a partir da amamentação, e também sobre como a prática auxilia no desenvolvimento dessa criança. E, pensando em colocar esses debates em prática foi planejado esse espaço, dedicado de forma especial às mães lactantes da UFN, sejam discentes, docentes ou funcionárias.

“A amamentação é um processo cultural, e por isso nós queremos ter esse espaço de reflexão e que chame a atenção dentro da Universidade. O Espaço Amamentação é a realização de um sonho, e vai fomentar ainda mais essa postura dentro da nossa Instituição, e acredito que a nossa comunidade só tem a ganhar com este ambiente, pois este espaço evidencia que somos uma Instituição que acolhe e prioriza a humanização e deseja fortalecer os vínculos entre mães e filhos. O nosso objetivo é desenvolver a cultura da saúde e da vida, falando de amamentação, de vida e desenvolvimento saudável para essas crianças”, avalia a coordenadora.

A construção de uma sala de apoio ao aleitamento dentro de uma Universidade é considerada inédita no Sul do Brasil. De acordo com Dirce, essa ação foi sugerida por docentes do mestrado que observaram momentos em que as alunas que vem de outras cidades com seus bebês não possuíam um local adequado para realizar a amamentação.

A acadêmica do curso de Odontologia, Isabelli Gonçalves, mãe da Helena e da Lívia, esteve presente na inauguração do ‘Espaço Amamentação,’ e destaca a importância de um ambiente como esse dentro da Universidade. Ela, que está cursando o último semestre da graduação avalia que a construção do espaço demonstra o apoio da UFN pela e para as mães da Instituição.

“Eu tive a sorte de ter a minha mãe para me trazer a Helena e seguir amamentando e estudando. Eu amamentei ela até um ano e dois meses pelos corredores e prédios mais vazios, e quem é mãe sabe que amamentar é dor, choro e persistência. Eu fui mãe muito jovem, então amamentar foi o meu maior obstáculo, mas eu consegui vencer. Agora, com a Lívia, de apenas dois meses, eu agradeço imensamente por poder contar com esse espaço, que eu com certeza vou usar muito”, avalia Isabelli.

Também professora do Mestrado em Saúde Materno Infantil, Franceliane Jobim Benedetti, destaca a importância de o espaço ser visto como um ambiente de acolhimento e conforto, não só para a mãe e para o bebê, mas para os familiares que os acompanham durante esse processo de amamentação.

“Acontece que não só a dupla mãe-criança se beneficiam com a sala de apoio à amamentação. As empresas e instituições de ensino também se beneficiam com um menor absenteísmo, ou seja, o afastamento da lactante, haja visto que já se sabe que uma criança amamentada adoece menos”, explica.

A vice-reitora da Universidade Franciscana, Solange Binotto Fagan, esteve presente na ocasião, e contou estar se sentindo satisfeita como gestora e como mãe com a criação do espaço. Ela lembrou que ao compartilhar a notícia sobre a inauguração, várias pessoas parabenizaram a Instituição pela iniciativa.

“Eu considero amamentar não só um ato de amor, mas uma iniciativa que é contagiosa. E eu espero que essa ação voltada para o acolhimento dessas mães também seja, e que essas salas de apoio se tornem comuns. Amamentar pode ser feito em quase qualquer lugar, mas são poucos os espaços que dão o suporte para as demais necessidades que temos, como lavar a mão, e é algo que a gente só passa a perceber depois que tem filhos. A maternidade muda completamente a nossa rotina, dentro e fora do trabalho”, acrescentou a vice-reitora.

O ‘Espaço Amamentação’ está localizado ao lado da sala de estudos do hall do prédio 16. O local permanecerá aberto todos os dias durante o horário de funcionamento do conjunto III da UFN.

Confira abaixo algumas imagens do local:

Texto e Imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom