UFN marcou presença no Encontro Gaúcho dos Programas de Residências em Enfermagem Obstétrica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/04/2023

O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, o curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil representaram a Universidade Franciscana (UFN) no I Encontro Gaúcho dos programas de Residências em Enfermagem Obstétrica. A iniciativa ocorreu de segunda a quarta-feira desta semana, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O objetivo foi de proporcionar atualizações da área no contexto de ensino-aprendizagem, assistência e gestão, o encontro foi organizado e promovido pelos Programas de Residências em Enfermagem Obstétrica da UFN, Hospital de Clínicas e pelo Grupo Hospitalar Conceição, ambos da capital gaúcha.

Durante a cerimônia de encerramento, na quarta-feira (12), profissionais de destaque na área foram homenageados e a coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil e docente do curso de Enfermagem, Dirce Stein Backes, recebeu reconhecimento pela atuação e dedicação para a qualificação da assistência e gestão. “É motivo de orgulho, reconhecimento e comprometimento. A Residência em Enfermagem Obstétrica abriu as portas do Mestrado Materno-Infantil da UFN e na possibilidade de investir no empreendedorismo da Enfermagem, no desenvolvimento infantil saudável, no parto normal, nas boas práticas obstétricas e no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destaca a professora.

O mestrando Kelvin Marques participou ativamente na organização do evento e ressalta: ‘’Partilhar o conhecimento que venho adquirindo no Mestrado com profissionais de referência e ouvir outras experiências enriquece esse momento, tanto para a nossa prática, quanto na realização da pesquisa dentro da Academia”. Já a coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica e professora do Mestrado, Silvana Cruz da Silva, afirma que o evento representa para a área uma grande vitória: “Fica evidenciado o quanto os enfermeiros obstetras podem transformar o sistema de saúde, proporcionando avanços na qualidade do cuidado, no uso eficiente de recursos, contribuindo para a melhoria dos indicadores e redução de intervenções desnecessárias no trabalho de parto, parto e nascimento”.


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação