UFN marcou presença na 1º Maratona da Leitura de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/08/2019

Santa Maria recebeu entre os dias 16 e 17 de agosto, sua primeira maratona de leitura. O evento teve como objetivo incentivar os participantes a lerem por cerca de 15 minutos, ou mais, sozinhos, ou então com a família, com amigos, no trabalho, na escola, no intervalo do almoço, ou até mesmo para um grupo de pessoas como leitor voluntário. A Universidade Franciscana também participou da maratona, por meio de alunos e professores, especialmente dos cursos de Letras e de Jornalismo

O professor do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Carlos Alberto Badke esteve representando a Instituição durante a leitura voluntária que realizou para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga, localizada no bairro Passo das Tropas. 

As alunas do curso de Jornalismo, Caroline Comasseto e Luiza Rorato também participaram da Maratona de Leitura, representando o curso. As acadêmicas arrecadaram alguns livros infantis e dirigiram-se até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Caturrita. Os mesmos alunos que participaram da atividade também participam do Podcast Conceição – produto que faz parte de um projeto de pesquisa realizado pelas acadêmicas. 

O Curso de Letras declamou poemas no hall do antigo Hugo Taylor, que hoje abriga o Supermercado Carrefour, na Avenida Rio Branco. Participaram da intervenção realizada na tarde de sexta-feira, 16 de agosto, alguns discentes que trouxeram um pouco de literatura aos transeuntes que passavam pelo local. O coordenador do curso, Erick Kader Callegaro reforça que a atitude se caracteriza como “uma pequena ação que pode despertar ainda mais o interesse pela leitura em nossa cidade”. 

O curso de Jornalismo também participou da Maratona de Leitura, na tarde de sexta, formando uma roda de leitura com os acadêmicos do curso nas dependências da Agência CentralSul de Notícias. Reunidos em um círculo, cada um dos participantes recitou um trecho de seu livro favorito aos demais presentes. 

Durante os dois dias de atividade, a movimentação de promoção à leitura pela cidade, nas escolas e universidades, foi intensa. A 1º Maratona da Leitura foi idealizada com o objetivo de promover 24 horas de leitura, reforçando a identidade do município de Santa Maria enquanto cidade cultura. Por essa razão, a atividade é voltada, especialmente, à formação de leitores.

*Com informações da Agência CentralSul de Notícias
Imagens: Ronald Mendes, Denzel Valiente, Curso de Letras UFN, Luiza Rorato


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação