UFN lança editais para bolsas de Iniciação Científica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/06/2019

Estão abertas, até o dia 24 de junho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bem como para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (IC Júnior) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira os detalhes dos editais:

Edital Nº 13/2019 (PIBIC/CNPq) -> para seleção de bolsas de Iniciação Científica.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica tem o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, bem como para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.

As atividades desenvolvidas pelos bolsistas devem contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, e também estimula os professores e pesquisadores a agregarem estudantes da graduação no processo de investigação científica de seus projetos de pesquisa e de extensão, fomentando a formação de profissionais altamente qualificados.

O edital proporciona ao bolsista, orientado pelo pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como irá instigar-lhe o desenvolvimento do pensamento científico e crítico, originado a partir das condições proporcionadas no ambiente de pesquisa.

Somente poderão candidatar-se professores com título de doutor e que tenham um currículo Lattes atualizado no CNPq no ano de 2019. Já o bolsista, este deve estar regulamente matriculado em curso de graduação na UFN, e não estar no 1º ou último semestre do curso.

Serão selecionados 13 projetos, conforme cotas concedidas pelo CNPq. Os resultados estarão disponíveis no site da UFN a partir do dia 8 de julho.

As inscrições dos projetos deve ser realizadas por meio eletrônico, através do envio do Formulário de Submissão de Projeto, e de atividades científicas do orientador para o e-mail projetos@ufn.edu.br.

Para mais informações, acesse o edital.

Edital Nº 14/2019 (PIBIC-EM/CNPq) -> para seleção de bolsas de Iniciação Científica Júnior.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (IC Júnior) tem o objetivo de inserir estudantes ainda no ensino médio em projetos e grupos de pesquisa da Universidade Franciscana. A ideia é despertar nesses estudantes a vocação científica para a pesquisa, por meio de bolsas para participarem de projetos de pesquisa ou de extensão científica, tecnológica ou de inovação, orientados por um pesquisador qualificado.

Com essa proposta, o edital visa estimular o estudante de Ensino Médio, inserindo-o no processo de reflexão e de inovação, no âmbito das ciências e das tecnologias, e incentivar a sua inclusão nos cursos de graduação da IES.

Os alunos bolsistas devem estar regulamente matriculados no Ensino Médio, em escolas públicas do ensino regular, privado (desde que de aplicação), técnico ou militar. Serão selecionados cinco projetos, conforme cotas concedidas pelo CNPq.

As inscrições dos projetos devem ser encaminhadas para o e-mail projetos@ufn.edu.br, para o qual deve ser enviado o Formulário de Submissão de Projeto, e de atividades científicas do orientador, bem como o Histórico Escolar do estudante devidamente preenchido pelo professor pesquisador.

Para mais informações, acesse o edital.

Edital Nº 15/2019 (PIBITI/CNPq) -> para seleção de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem por objetivo contribuir com a formação e inserção do estudante em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

O edital busca proporcionar ao bolsista, orientado pelo pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de inovação, bem como instigar-lhe o desenvolvimento de forma criativa e empreendedora.

O PIBITI contribui também para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora no País nas diferentes atividades profissionais. Ao mesmo tempo, também estimula professores pesquisadores a agregarem estudantes da graduação no processo de inovação tecnológica de seus projetos, fomentando a formação de profissionais altamente qualificados na UFN.

Serão selecionados cinco projetos, conforme cotas concedidas pelo CNPq. Para participar, o bolsista deve estar regulamente matriculado em curso de graduação da UFN, e demonstrar bom desempenho acadêmico. A bolsa possui o valor mensal de R$400,00.