UFN esteve presente na programação e cobertura da Feira do Livro 2019 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/05/2019

A 46ª edição da Feira do Livro de Santa Maria encerrou suas atividades para o ano de 2019 neste sábado, 11 de maio, com o saldo de mais de 52 mil livros vendidos, sendo que um dos títulos mais procurados é de autoria de docentes e egressos da Universidade Franciscana. A programação também contou com o lançamento de outras três obras de autoria de professores da IES.

O livro infantil Lelé João-de-Barro: Arquiteto de Histórias reúne atividades educativas como origami, brincadeiras de ligar os pontos, encontrar os erros e desenhos para colorir, e aborda a temática da arquitetura buscando despertar o sentimento de pertencimento nas crianças, ao mesmo tempo em que aborda a importância do patrimônio histórico de Santa Maria.

O livro é de autoria de Clarissa Pereira e Daniel Pereyron, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Neli Mombelli, do curso de Jornalismo. A publicação ainda conta com a participação da arquiteta Annelise Weber, egressa da UFN, e foi diagramada pelo jornalista e também egresso, Maurício Lavarda do Nascimento.


Além deste, um dos fundadores do Curso de Economia da Universidade Franciscana, e também do Índice do Custo de Vida (ICVSM), professor José Maria Dias Pereira, lançou a obra Aprendendo a Pensar como um Economista. O livro foi escrito de forma didática e tem o objetivo de fazer com que o leitor se sinta em uma sala de aula de macroeconomia. 


Já o mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens e egresso do Curso de História da UFN, Augusto Russini, juntamente da coordenadora do Mehl, Elsbeth Spode Becker, lançaram o livro infantil Uma História Feudal. A obra é resultado da dissertação de mestrado de Augusto, onde o pesquisador conversou com professores de escolas da cidade para descobrir que um dos assuntos que mais motiva os alunos durante as aulas, no contexto da história feudal, é a Idade Média. 

A publicação conta com textos e imagens, e busca proporcionar um aprendizado sobre localização geográfica da história feudal, bem como os cenários do clima e a vegetação de uma forma didática, que cative aos alunos do ensino fundamental. 


Por fim, mais três docentes da UFN estiveram na Praça dos Escritores para o lançamento da obra Evidências Empreendedoras na Enfermagem: ensino, pesquisa e extensão. O livro é de autoria de Dirce Stein Backes, Juliana Silveira Colomé e Silomar Ilha, professores do curso de Enfermagem da IES, e traz obras científicas produzidas ao longo do curso, que já tem 64 anos. 

Cobertura da Feira do Livro sob responsabilidade dos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFN

A 46ª edição da Feira do Livro de Santa Maria conta, há aproximadamente 15 anos, com o auxílio do Curso de Jornalismo da UFN na produção das notícias e fotografias dos acontecimentos dos 16 dias de programação cultural.

Neste ano, os voluntários produziram um total de 140 notícias e fotografias, feitas por acadêmicos e egressos da Universidade Franciscana, veiculadas no site da Feira. Neste caso, o trabalho que seria realizado por uma assessoria de imprensa é feito por acadêmicos dos cursos de comunicação da IES.

“Antes de começar a Feira, durante as reuniões semanais que tivemos para nos preparar, eu estava muito nervosa. Chegando lá e vivendo a experiência do deadline, dos prazos, da correria e da necessidade do imediatismo, percebi que, na verdade, era bobagem minha ter ficado ansiosa. Na minha opinião, uma cadeira de extensão como essa de assessoria, e também o voluntariado, trazem muito da vida real para dentro da vida acadêmica. É uma experiência enriquecedora”, avalia Gabriele Braga, acadêmica de Jornalismo que participou da cobertura da Feira pela primeira vez.

A Publicidade e Propaganda ficou responsável pela operacionalização da campanha, de autoria de quatro alunos, cujo personagem Bloblô, um monstro devorador de histórias, laranja, redondo, de dentes afiados e um livro na mão, tornou-se popular entre os pequenos, na Praça Saldanha Marinho.

A sistemática desse ano foi diferenciada, já que para este semestre do curso de Jornalismo não foi ofertada a disciplina de Assessoria de Comunicação. Para isso, foi ofertada uma disciplina optativa, e também, a nova disciplina de Assessoria Integrada de Comunicação, que integra o projeto de curricularização da extensão da IES, realizada em conjunto com o curso de Publicidade e Propaganda.


A turma foi dividida em 5 grupos que ficaram responsáveis por cuidar de diferentes espaços da comunicação da Feira do Livro, sob a supervisão da professora Graziela Knoll, da PP.

Essa foi a primeira vez que a UFN cuidou inteiramente da comunicação da atividade cultural. Até então, os alunos idealizadores da campanha apresentavam a sua proposta, e a organização da Feira do Livro dava seguimento no processo, mas dessa vez os acadêmicos foram responsáveis pela sua operacionalização – por meio da veiculação de jingle e VT veiculado na UFN TV, TV Campus e TV Santa Maria. Além disso, outro grupo ficou responsável pela produção e envio de press-kits, enquanto outros monitoraram e alimentaram o Instagram, Twitter e Facebook da Feira do Livro.

“Nós tivemos um total de 40 alunos e voluntários trabalhando nesta edição da Feira, foi uma experiência excelente, e que eu não esperava que fosse ser tão proveitosa, tanto para os alunos quanto para o público. Na verdade, participar da organização de um acontecimento tão grandioso quanto a Feira do Livro, é algo ímpar. Ela que envolve literatura, teatro, música, discussão, e neste ano, contou com a presença de pelo menos duas mulheres espetaculares, como a jornalista Eliane Brum e a Marina Colasanti. A gente abre o nosso leque de possibilidades culturais com a Feira” ressalta Bebeto Badke, docente da UFN responsável pela assessoria de comunicação da atividade há 19 anos. 

Fizeram parte da equipe que trabalhou ativamente durante os 16 dias de programação da atividade cultural, os alunos das disciplinas envolvidas na Feira, alguns pela primeira vez na disciplina, outros já recorrentemente participando da cobertura, bem como acadêmicos e egressos voluntários, e os integrantes do Laboratório de Fotografia e Memória (LABFEM) da UFN, responsável pela captação fotográfica da atividade cultural, sob supervisão da professora Laura Fabrício. 

“Eu sempre vi como uma grande oportunidade de aprendizado ter a responsabilidade de fazer a cobertura da Feira, correr para escrever, e depois ter o texto publicado em um site que é muito acessado – o que ainda ajuda na construção do meu nome como jornalista. No entanto, eu sou uma pessoa muito insegura, tive um pouco de medo, mas depois que eu vi o meu primeiro texto publicado, e depois outro, e mais outro, eu vi que era capaz, e isso é muito gratificante. Essa vivência fez com que eu produzisse meus textos com o objetivo de que ficassem muito bons, por isso eu ia sempre acompanhando o Bebeto, para poder melhorar no próximo, e com certeza aprendi muito”, ressalta Lilian Streb, que participou da cobertura da Feira do Livro como acadêmica da disciplina optativa de Assessoria de Comunicação do curso de Jornalismo.


Texto: Thayane Rodrigues /  Estagiária Jornalismo Assecom
Imagens: Mariana Olhaberriet, Beatriz Bessow, Denzel Valiente, Lucas Linck / LABFEM UFN


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