UFN e Receita Federal são parceiras no projeto ‘Receita Cidadã’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/06/2023

A Universidade Franciscana (UFN) em parceria com a Receita Federal irá colocar em prática o projeto ‘Receita Cidadã’. A iniciativa tem o objetivo de promover destinações de bens com propósitos sociais e, para isso, estão sendo usados os aparelhos de TV BOX apreendidos pela Receita Federal, que desbloqueiam ilegalmente canais de TV por assinatura e não possuem homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto foi conversado na tarde desta quarta-feira (7) e contou com a presença da Reitora da Universidade, professora Iraní Rupolo, docentes envolvidos na atividade, além de representantes da Receita Federal.

A partir disso, os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFN poderão trabalhar com a descaracterização do produto, retirando o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueia o aparelho para que não seja mais usado com finalidade. Os acadêmicos reconfiguram o aparelho para funcionar como um microcomputador, com um sistema operacional e softwares educacionais gratuitos.

Depois do processo, o material será destinado para escolas municipais, unidades de saúde ou outras instituições analisadas pela Universidade. O professor Mirkos Ortiz, um dos docentes envolvidos na ação, comenta que no ano de 2022 realizou juntamente com o professor Sylvio Vieira uma capacitação para esta tarefa. “É importante salientar que no Rio Grande do Sul seremos os únicos a estar nessa empreitada inicialmente”, destaca o docente.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo