UFN deve dar apoio à construção de nova Unidade Básica de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/01/2019

A reitora da Universidade Franciscana, UFN, Iraní Rupolo, recebeu o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, visando um alinhamento para um novo protocolo de intenções que dão conta da construção de uma Unidade Básica de Saúde Completa no Bairro Urlândia, na Unidade São Carlos, na rua Agostinho Scolari.

O Termo de Colaboração proposto pela prefeitura prevê a supervisão da obra por parte da Universidade Franciscana, diante de um orçamento público oriundo ainda de 2014, que chega agora para realização desta, e demais obras na cidade, conforme o prefeito.

Mesmo ainda sem especificar o valor orçado para execução do projeto, estando este ainda em execução, a intenção primordial das instituições é promover a cooperação técnico-científica para realização de programas, atividades e projetos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão, a exemplo do que ocorreu na Unidade Básica Floriano da Rocha, no bairro Santa Marta.

“Nós aqui estamos e existimos para a população. Temos interesse e justificamos nossa atuação porque acreditamos na transformação fruto do conhecimento. Nos solidarizamos com o prefeito, porque sabemos que para evoluir pelo aprendizado são necessárias condições e instalações adequadas para profissões e estudantes da área da saúde das equipes multidisciplinares”, reforçou a reitora Iraní Rupolo.

Conforme o prefeito, o objetivo é somar esforços entre iniciativa pública e privada para que, no local, ocorram atendimentos médicos e ambulatoriais à população, pelo SUS, em baixa e média complexidade. “A credibilidade da UFN nos credencia a apresentar esse modelo como exemplo para o Estado, em que os resultados podem aparecer de forma mais ágil quando se dialoga diretamente com as instituições que fazem acontecer na nossa cidade”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

Ainda segundo o executivo, este ano existe a possibilidade de ser construído uma nova Unidade de Saúde no Bairro Km 3, próximo ao Bairro Camobi, diante do mesmo modelo de cooperação, em que após a construção da obra, os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Franciscana poderão dar suporte científico e profissional para a manutenção dos atendimentos.

Estiveram presentes também no encontro a Pró-reitora de Administração da UFN, Inacir Pederiva, o procurador jurídico da instituição,Cláudio Malgarim, e a procuradora jurídica do município, Rossana Schuch Boeira.

Texto: Carlos Spall - Jornalista
Fotos: Mark Braunstein