UFN busca talentos para a Celebração de Final de Ano Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/09/2023

A Universidade Franciscana (UFN) já prepara as atividades celebrativas para o final do ano, que culminam na Missa de Natal. Para isso, a Pastoral Universitária e o Grupo de Teatro Todos ao Palco convidam estudantes, professores e técnicos administrativos a explorar suas habilidades artísticas. Estão convidados a participar desta ação, músicos, atores não profissionais e aqueles que estiverem dispostos a se aventurar no mundo das artes, que atuarão de forma voluntária e serão fundamentais para que a encenação do Presépio de São Francisco seja realizada no final de novembro na UFN.

Os ensaios ocorrem a partir de 18 de outubro, na sala 207 do Conjunto III, durante a semana em dois horários de escolha dos participantes: um no turno da tarde (das 14h às 16h) aos sábados e outro no período da noite às segundas, quartas e sextas-feiras (das 18h30m às 20h). Os interessados podem enviar um e-mail de confirmação de sua participação para pastoral@ufn.edu.br. As encenações do Presépio de São Francisco serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro e 5 de dezembro nos pátios dos Conjuntos I e III.

De acordo com Marielle Flôres, da Pastoral Universitária, a temática pensada para a encenação de final de ano da UFN marca a celebração dos 800 anos da criação do presépio em Greccio, um vilarejo italiano, reunidos por São Francisco de Assis que dava força ao costume que foi se solidificando não somente nas Fraternidades Franciscanas, mas no cerne das famílias cristãs. Assim, a comunidade acadêmica irá reviver o espírito do Natal de 1223, em que o Santo que dá nome à Universidade recriou o presépio sagrado para que todos pudessem ser guiados e inspirados por ele.

À frente da preparação e dos ensaios, está o Grupo de Teatro Todos ao Palco que é um projeto de Extensão da UFN criado em 2012, e tem a coordenação do professor dos cursos de Jornalismo, História e Publicidade e Propaganda, Bebeto Badke. A proposta é ser um grupo teatral que reúne não só acadêmicos e colaboradores da Universidade, mas também abre espaço para a comunidade externa com a intenção de garantir a pluralidade do grupo.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista