Turma da Arquitetura e Urbanismo promoveu debate no Museu Treze de Maio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/08/2023

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), promoveu no dia 21 de agosto, por meio da disciplina de Ateliê de Projetos Integrados III: Verticalização Urbana, uma mesa-redonda abordando a temática ‘Museu Treze de Maio: Território e ação extensionista’. O momento reuniu acadêmicos do 7º semestre no Museu Treze de Maio. A atividade também contou com a presença dos historiadores Marcio Tascheto e Luana Franco Aurélio, além da arquiteta Gabriela Coimbra e do atual diretor do Museu, João Heitor Silva Macedo.

O encontro proporcionou uma troca de conhecimento dos pesquisadores com os estudantes sobre este território negro do bairro Rosário. Temáticas como a evolução urbana do bairro, a história do clube social que hoje abriga o Museu e das mulheres que participaram ativamente da diretoria do clube, foram alguns dos pontos ressaltados na ação.

A disciplina extensionista tem como objetivo estudar e propor projetos relacionados com o patrimônio material e imaterial, assim como construir uma relação de preservação e pertencimento ao território. No intuito de proporcionar aos acadêmicos a elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, o museu e seu entorno serão foco na educação patrimonial. No fim deste semestre será realizada uma ação com o Museu Treze de Maio, que está sendo construída a partir do reconhecimento das demandas da comunidade com o atual diretor do Museu.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Arquitetura e Urbanismo