Trote solidário do Curso de Medicina contou com mutirão no Hospital Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/02/2019

Acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Franciscana se reuniram na tarde de quinta-feira, 21 de fevereiro, para realizar o trote solidário, que contou com a participação dos veteranos e calouros. A recepção aos novos alunos se deu através de um mutirão para limpar o Hospital Casa de Saúde. A ação se deu na Ala de Saúde Mental Madre Madalena, e contou com aproximadamente 60 estudantes.

Esta é a segunda vez que a ação acontece no local. A primeira foi realizada no segundo semestre de 2018, com a turma dos calouros. Estes, que agora são veteranos, decidiram aplicar o mesmo trote que receberam. Segundo a veterana Bárbara Machado Teixeira, esta atividade já estava incluída no cronograma dos novos alunos, e que quase todos puderam participar da atividade.

“Acho muito legal que a primeira coisa que a gente faz já como acadêmico de Medicina, ser uma ação humanitária, é algo muito gratificante, e que nos enche de inspiração para continuar”, avalia Bárbara, acadêmica do 2º semestre do curso de Medicina, que participou da organização do trote, e também participou do mutirão.

Já o veterano Pedro Sarturi destaca que, neste ano, o local está em um estado de conservação muito melhor do que o que ele encontrou, pela primeira vez que entrou na Ala Madre Madalena, no ano passado. Ele também revela que, como primeira atividade enquanto acadêmicos de Medicina, os calouros fizeram uma arrecadação entre si para comprar tecido, e doar para o hospital, que utiliza para a produção de roupas de cama.

A ação contou com a participação de aproximadamente 60 estudantes, que munidos de rodos e baldes, limparam a ala psiquiátrica inteira, do teto ao chão.

A professora do curso de Enfermagem Liliane Alves Pereira foi a intermediária entre os alunos e o Hospital, e também esteve presente na ação. Para ela, levando em conta que este é o primeiro contato dos alunos com o ambiente, e também com os pacientes, a atividade oportuniza conhecer o lado que não se aprende em sala de aula.

A caloura Mônica Nunes participou do mutirão. Munida de um pano e um balde, ela auxiliava a colega na limpeza de uma das janelas dos diversos quartos da ala.

“Achei a proposta do trote bem inesperado, em nenhum outro lugar a gente vê os alunos fazendo isso. E eu acho isso muito bom, pois nós somos privilegiados, então vale muito a pena se inserir na realidade do hospital, porque é aqui que vamos trabalhar”, destaca a caloura Mônica.

Para a enfermeira, coordenadora da Unidade de Saúde Mental Madre Madalena, Marilucia Cassenote, a ajuda dos acadêmicos é sempre bem-vinda, pois toda ação que agrega e proporciona uma melhoria na vida dos pacientes, é benéfica para todos. Ela também destaca que nos dias após o mutirão realizado pelos acadêmicos, ainda é possível perceber uma melhora no comportamento dos pacientes, que exaltam o trabalho e dedicação dos alunos.

Texto e fotografias: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo