Transtornos Alimentares em pauta Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/05/2018

Nos dias de hoje a busca pelo corpo perfeito acaba levando as pessoas a realizarem métodos pouco usuais para perder peso. Neste contexto, transtornos alimentares como Bulimia, Anorexia e Compulsão Alimentar acabam se desenvolvendo em milhares de pessoas ao redor do mundo e, principalmente, nos adolescentes.

Com isso, acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Universidade Franciscana realizaram uma roda de conversa sobre o assunto na última quarta-feira, 9 de maio.

O debate ‘Adolescência e Transtornos Alimentares’ foi desenvolvido na disciplina de Psicologia na Adolescência do 4º semestre do curso. Nela, os acadêmicos foram desafiados a criar um projeto que pudesse auxiliar e construir uma atividade em prol da comunidade.

Cerca de 30 jovens puderam acompanhar, trocar experiências, relatar e desabafar sobre estes problemas. Para auxiliar na discussão, foram exibidas cenas do documentário ‘Embrace’ e do seriado ‘My Mad Fat Diary’ que foram utilizados como dispositivos para reflexão sobre a temática.

O documentário traz a dificuldade e o encorajamento na aceitação do próprio corpo por mulheres. Já o seriado conta a história de uma adolescente de 16 anos que luta contra o preconceito e distúrbios alimentares.

Para Naiana Biasi Turchiello, acadêmica de Psicologia, a adolescência é um processo de construção de identidade e quando problemas como bullying, preconceito e brincadeiras de mau gosto fazem mal a alguém, isso acaba fazendo com que os adolescentes busquem métodos sem nexo e desnecessários para perder peso e ficarem mais “bonitos”.

“O que os jovens não percebem é que isso traz riscos à saúde, por isso é muito necessário e pertinente discutir o tema pois, devemos nos aceitar como somos e não como os outros e a mídia rotula”, finaliza a discente.

O bate-papo, organizado pelos acadêmicos Gregory Chaves, João Martins, Pedro Bofill, Stéfany Binelo e Yanco Finoqueto, reuniu estudantes de Psicologia, Nutrição e demais integrantes da comunidade santa-mariense.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico de Jornalismo
Foto: Mark Braunstein