Todos ao Palco apresenta: O Desapego de Francisco Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/10/2018

Grupo de teatro “Todos ao Palco” da Universidade Franciscana se prepara para apresentar o espetáculo “O Desapego de Francisco”, durante o XXII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorre nesta quinta-feira, dia 04 de outubro.

O espetáculo é inspirado na trajetória de São Francisco de Assis e tem como elenco acadêmicos e egressos da UFN, sob direção do professor do curso de Jornalismo Carlos Alberto Badke.

Carlos é formado em artes cênicas pela UFRGS e trabalha em produção de espetáculos há mais de 35 anos. Ele conta que a ideia de produzir uma peça sobre a vida de Francisco surgiu ainda durante a transição da Instituição para Universidade, no ano de 2017.

Além desta inspiração, o diretor conta que também contou com as vivências do egresso do Curso de Jornalismo da UFN Lucas Leivas Amorim, que participou de um intercâmbio em Moçambique.

Durante a viagem, o jornalista esteve em contato com a realidade desconcertante de um país extremamente pobre. A peça conta com as experiências de Lucas, que também se dedicou as causas socais, assim como São Francisco de Assis.

O diretor de “O Desapego de Francisco” ressalta que a peça não possui caráter dogmático, mas que busca tratar a questão da espiritualidade de forma leve. “É a história do homem Francisco que vai para o outro lado do planeta, passa pelas cruzadas e descobre que o mundo não era como ele pensava ser. Então, ele sai da redoma em que vivia, da sua zona de conforto, e volta um homem modificado”, explica Carlos Badke.

O espetáculo também promoverá um encontro entre as religiões muçulmana, budista e missionária. A partir dessas, ocorrem relatos de vivências que modificaram a vida de Francisco.

A criação dos figurinos está a cargo de um grupo de 10 estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda, que trabalham com a ideia do reaproveitamento de roupas, coordenados pela professora Fabiana Mafesoli.

A identidade visual é de responsabilidade de três acadêmicas da Publicidade e Propaganda, orientadas pela professora Claudia Buzzatti Souto. Já o elenco é composto por pessoas dispostas, pois segundo Carlos Alberto Badke, eles entram amadores mas chegam às estreias como verdadeiros atores.

A estreia da peça teatral ocorre durante a abertura artística do XXII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão da UFN, no dia 04 de outubro no Conjunto III, quando se comemora, também, o Dia de São Francisco de Assis.

O Projeto Todos Ao Palco

O Todos ao Palco é um projeto criado em 2012, sob a proposta de ser um grupo teatral que reúna não só alunos, mas também funcionários e a comunidade interna e externa à Universidade, com a intenção de garantir a pluralidade do grupo.

O seu foco é produzir peças para serem apresentadas, principalmente, nas escolas mais afastadas do centro, buscando atingir um público que não costuma ter muito acesso à projetos culturais e artísticos.

“A gente se apresenta no ginásio, no pátio, dentro da sala de aula, pois o nosso cenário são quatro caixotes e os atores, o restante fica por conta da imaginação, e por isso trabalhamos muito, para garantir estudantes que se sintam afetados pelo espetáculo”, revela o coordenador do grupo.

Carlos considera o Todos ao Palco como um respiro dentro da Instituição: “um lugar onde tu podes trazer as vivências do mundo e levar para os adolescentes, utilizando uma linguagem que eles entendem e que os aproxima, provoca identificação, empatia e aquilo que chamamos de catarse”, revela.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein