Serviços dos profissionais de Enfermagem foram tema de palestra com residentes da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/05/2022

Na última sexta feira (20), os acadêmicos da Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia da Universidade Franciscana (UFN), realizaram uma atividade acadêmica com enfoque nos serviços e atividades desenvolvidas pelo profissional enfermeiro. O encontro foi realizado na Sala de Conferências, prédio 17 - Conjunto III.

A oportunidade foi realizada em conjunto com a disciplina curricular do curso de EnfermagemGestão e Gerência em Saúde e Enfermagem’, com apoio das professoras Adriana Dall”Asta Pereira e Carla Lizandra de Lima Ferreira, além de Fabiana Porto da Silva, professora tutora do Programa da Residência. Estavam presentes na atividade, acadêmicos do 8° e 9° semestre do curso.

Um dos propósitos do processo de ensino e aprendizagem é integrar os alunos da Graduação com a Residência, porque apesar do estudante estar numa vivência mais atuante como profissional de Enfermagem, os residentes já são formados e trazem esse olhar do enfermeiro no seu contexto atual que é a vigilância”, destaca a professora e coordenadora do curso, Carla Ferreira. O encontro foi protagonizado pelas residentes Tanise Santini e Rayssa Fernandes, egressas do curso de Enfermagem, pela enfermeira Gabriela Neves, servidora municipal e Preceptora no serviço de Vigilância Epidemiológica, e pelo enfermeiro Jarbas Ziani, residente da Casa 13 de Maio.

Durante a atividade, emergiu o debate sobre a importância dos serviços de atenção à saúde da população realizarem a notificação quando a suspeita ou ocorrência de problema de saúde, preenchimento correto do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), ações realizadas na casa 13 de Maio, com ênfase no raciocínio clinico do enfermeiro na tomada de decisão e nos encaminhamentos. Além disso, as informações enfatizaram o quanto o comprometimento profissional com os usuários e comunidade nas Instituições de Saúde, no que diz respeito as notificações dos agravos repercutem na observância de indicadores que são propulsores de novas políticas públicas necessárias ao cuidado da população.

“A gente vai retratar o nosso trabalho na vigilância, trazendo sobre o sistema que trabalhamos, o sistema de mortalidade, o sistema de nascidos vivos e também o sistema de notificação de doenças infectocontagiosas, doenças e agravos que são de notificação compulsória”, comenta Tanise Santini, enfermeira que atua no campo prático da Vigilância Epidemiológica de Santa Maria. Já a tutora do Programa, Fabiana Porto da Silva, acrescenta que o Curso de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia espera oportunizar mais encontros com estudantes de Graduação com temáticas que contribuam no processo formativo dos futuros enfermeiros.

Texto e Fotos: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo