Seminário online reúne estudantes do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/07/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / MCSV

Estudantes do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana participaram de uma atividade diferenciada na disciplina de interação Científico-Social, sob orientação dos docentes Dirce Stein Backes e Jerônimo Branco.

O IV Seminário Científico-Social do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde e da Vida ocorreu na última semana via Google Meet, e se deu por meio da formação de cinco grupos, que apresentaram os seus trabalhos realizados na comunidade, como em Associações de Reciclagem, Lar das Vovozinhas e Hospitais.

Abaixo, confira alguns depoimentos dos estudantes matriculados na disciplina:

“Interação Científico Social” e “Pandemia de Covid-19” antagonismo enfrentado com uma palavra: “Reinventar-se”. Uma disciplina que tinha tudo para “não ser”, foi. Primeiramente nos foi apresentado Edgar Morin, em meio a métodos ainda “cabeça cheia”, mas a cada live, já se escutava de maneira tímida a palavra “Reinventar-se”. Morin nos dizia o que vale é ser “cabeça feita”, mas como ser? Em meio a uma pandemia. A partir daí fomos sendo conduzidos pelos professores, do científico ao social. Dividindo momentos em que vivemos experiências, e outros para reflexão, ao ecoar da palavra “Reinventar-se”, agora plural e uníssona. Ao final percebemos que não nos reinventamos, fomos reinventados pela troca com professores e colegas acima de tudo por pessoas que se reinventam diariamente nos espaços que nos foram abertos”.

Carlos Dalton e Dâniele Giacomelli Tadielo

“A realização da interação foi especialmente gratificante, por ter proporcionado o contato com um grupo valioso de colaboradores da rotina hospitalar, bem como a chance de dar voz e visão a quem às vezes se percebe invisível, e, no entanto, é fundamental para a humanização do acolhimento de uma instituição de saúde e ainda a oportunidade de poder colaborar para melhorar o bem-estar deste grupo”.

Cristine Aspirot do Couto Ferrazza e Rômulo Fraga

“A disciplina de interação científico-social proporcionou a realização de uma intervenção para construção de saberes teórico-práticos de combate ao covid-19, na associação de reciclagem ASMAR. Frente ao risco de contágio com a doença e ao baixo conhecimento das formas de prevenção e contágio do covid-19, a intervenção foi grande importância para a preservação da integridade física das colaboradoras. Conseguimos disseminar conhecimento e alertar sobre os riscos de contágio de doença. Além disso, foi muito gratificante ter o trabalho reconhecido pelas integrantes do grupo, que se mostraram muito receptivas e interessadas no assunto proposto”.

Vinícius Iahnke