Seminário apresenta tratamentos em conjunto para o câncer Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/08/2019

TEXTO: Giulimar Machado
IMAGEM: Mark Braunstein

O II Seminário em Ciência da Saúde da Vida apresentou para os acadêmicos presentes a Mesa-Redonda com o tema “Câncer: O que temos de mais inovador?”. A mesa foi composta pela psicóloga Caren Ferreira do Nascimento, acompanhada da fisioterapeuta Erika Cavalheiro Skupien e do médico e professor da UFN, Luis Carlos Moreira Antunes.

Os profissionais apresentaram para os acadêmicos conceitos relacionados para cada área no tratamento do câncer, nas pesquisas e terapias. A psicóloga relatou que o apoio e o tratamento são muito importantes, seja no apoio familiar, dos amigos e no próprio hospital. Os profissionais responsáveis por esse tipo de tratamento são os psico-oncologistas, que atuam no auxílio do paciente, no enfrentamento da doença e ajudam a diminuir emoções negativas acerca da situação atual. O psicólogo trabalha em conjunto com o paciente para dar novos significados à doença, e melhoraria na qualidade de vida. Estes profissionais estão preparados para dar suporte aos pacientes e seus familiares.

Já a fisioterapeuta Erika, relatou para os acadêmicos, a Fisioterapia Oncológica, que atua eficientemente na manutenção da qualidade de vida de pacientes com câncer. O objetivo do tratamento é preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos e sistemas do paciente, prevenir e amenizar distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

Também atua no pré e no pós-operatório, assim como durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. O seu principal resultado é mostrar ao paciente a necessidade de retomar suas atividades de vida diária e oferecer condições para isso.

O professor da UFN e médico Luis Carlos Moreira Antunes, trouxe para o bate-papo o câncer de mama. O professor relatou sobre os importantes avanços que aconteceram nos últimos anos, principalmente no que diz respeito as cirurgias menos mutilantes, assim como a busca da individualização do tratamento.

As melhores formas de tratamento, levam em consideração fatores como: características do tumor, idade da paciente e número de linfonodos axilares comprometidos. O professor relatou que a doença diagnosticada logo no início, aumento o potencial curativo, e quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.




divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação