Semana Farroupilha na UFN é celebrada com música e tradicionalismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/09/2023

Entramos no mês de setembro e, com sua chegada, os festejos Farroupilhas tomam conta de todo o Rio Grande do Sul. Assim, a Universidade Franciscana (UFN) promove atividades integrativas nos dias 13 e 14 de setembro para celebrar o mês dos gaúchos, com a realização do Diretório Acadêmico de Direito (DADU) e da Associação Atlética de Direito da UFN (A.A.D.U.F) e em conjunto com o Diretório Acadêmico de Nutrição (DANUTRI) e a Associação Atlética da Nutrição da UFN (A.A.N.U.F).

No primeiro dia (13 de setembro - quarta-feira), as atividades serão no Conjunto III. A programação inicia no intervalo da manhã com um Campeonato de Truco - as inscrições podem ser realizadas pelo Instagram da A.A.D.U.F até o dia da competição – os vencedores serão premiados com vouchers dos parceiros Açaí Concept e Do Cão Hot Dog. Além disso, os estudantes poderão desfrutar de uma gastronomia típica que será comercializada pela Cantina. No pátio, a dupla Gabriel e Fabiane apresentará um pocket show de músicas gaúchas. A Ervateira Taquapy é uma das apoiadoras desta atividade, disponibilizando erva-mate e água quente durante os intervalos da manhã e noite.

No intervalo da tarde, a programação continua com Campeonato de Truco e apresentação de música tradicionalista com a cantora Esther Mello. Além disso, os estudantes poderão adquirir porções de carreteiro preparado pela equipe da DANUTRI que também servirá o prato durante o período da noite. Durante o intervalo noturno, está agendada uma apresentação do grupo de dança do DTG Querência do Vagão, do Colégio Militar de Santa Maria e declamação com a prenda do CPF Piá do Sul, Manoela Zanini de Matos.

No encerramento (14 de setembro - quinta-feira) as festividades serão realizadas no Conjunto I da Instituição. Os acadêmicos que estiverem presentes durante o intervalo noturno poderão assistir à apresentação do grupo de danças do DT Querência das Dores. Simultaneamente, a Cantina oferecerá uma culinária típica gaúcha, e a Ervateira Taquapy estará presente com todos os ingredientes necessários para a preparação de um bom chimarrão.

Texto: Vitória Gonçalves/Estagiária de Jornalismo