Segundo semestre da UFN começa em 31 de julho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/07/2023

A Universidade Franciscana (UFN) inicia no dia 31 de julho (segunda-feira) o 2º semestre letivo de 2023 para os acadêmicos dos cursos de graduação presencial, semipresencial e de ensino a distância (EaD). Estão programadas para marcar este momento especial as Acolhidas promovidas pela Reitoria e Pastoral Universitária, no intuito de recepcionar a comunidade acadêmica durante a primeira semana de aulas.

Já no dia 14 de agosto (segunda-feira) retomam as aulas dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Para os alunos da Pós-graduação Lato Sensu (Especialização e MBA) a previsão de retorno é no dia 25 de agosto (sexta-feira). O encerramento do semestre para todos os cursos será no mês de dezembro.

ACOLHIDAS AOS ESTUDANTES

As Acolhidas, que são atividades institucionais coletivas, iniciam já nos primeiros dias de aula. O direcionamento de datas e horários para participação dos estudantes será feito pelas coordenações de cursos.

As atividades de boas-vindas serão realizadas no Salão Azul (Conjunto I) e na Sala de Conferências (Prédio 16 - Conjunto III), onde os novos estudantes serão recepcionados pela reitoria e terão uma bênção do Frei Valdir Pretto. Também haverá Missa de Acolhida, às 17h30min de terça -feira (1º de agosto), na Capela São Francisco de Assis (Conjunto III), aberta à participação de alunos, familiares e toda a comunidade acadêmica da UFN.

HORÁRIOS E LOCAIS DE AULAS

As aulas nos três turnos têm seu início marcado para os seguintes horários: turno da manhã (às7h40min), turno da tarde (às 13h30min) e turno da noite (às18h25min). Este cronograma se estende aos períodos de aulas das disciplinas, que podem ser de dois a seis, dependendo do número de matérias escolhidas porcada aluno.

Confira o endereço dos Conjuntos institucionais onde as aulas são ministradas: no Conjunto I (Ruados Andradas, nº 1614) estão os Prédios 1, 2, 3, 4,5, 6 e 7 – e o Prédio 8 (localizado na Avenida Rio Branco, 639);no Conjunto II (Rua Silva Jardim, 1323) onde estão os prédios 9 e 11;e o Conjunto III (Rua Silva Jardim, 1175) que comporta os prédios 13,14, 15 e 16 e o prédio 17 (Rua dos Andradas, 1250).

GUIA ACADÊMICO

O Guia Acadêmico 2023 é um documento muito importante e que vem para facilitar organização do estudante. Nele, é possível consultar datas representativas do ano letivo, além de tirar dúvidas sobre o funcionamento e os regulamentos da UFN. Ele também traz informações detalhadas de como consultar em qual Conjunto ou Prédio está situado cada curso.

O Guia está disponível para download durante o ano todo na página inicial do Sistema Agenda.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Ir. Consuelo Silveira Netto está localizada no Prédio 2 – Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614). Disponibiliza computadores para pesquisa, ambiente de estudos e acervo físico nas áreas das Ciências Sociais, Tecnológicas, da Saúde e Humanas que incluem livros de literatura clássica, contemporânea e infantil.

São mais de 185 mil exemplares entre livros, revistas, teses, dissertações, monografias, mapas, CDs e DVDs. E todos os livros físicos das bibliografias básicas e complementares pedidos em aula estão disponíveis na Biblioteca para acesso gratuito dos estudantes.

FERRAMENTAS INSTITUCIONAIS

É importante que a comunidade universitária também interaja com as ferramentas digitais que a UFN oferece. Entre eles, o Sistema Agenda (www.ufn.edu.br/agenda) onde é possível que o estudante acompanhe seu desempenho acadêmico, retire o seu comprovante de matrícula, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e até mesmo acesse o seu e-mail institucional que é criado no momento da matrícula e será o principal canal de contato durante todo o período de estudos na Universidade.