“Se você é criativo, o Design pode ser o seu destino” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/03/2019

Com mais de 14 anos de experiência na área de Educação Criativa e Design Thinking, Daniel Quintana Sperb é egresso do Curso de Design da Universidade Franciscana, e fundador da empresa Be Formless Inovação Estratégica. Considerado uma referência em sua área de atuação, Sperb já desenvolveu trabalhos para grandes empresas como o Grupo Randon, Grendene, Mercur e ESPM. Como palestrante, participou de eventos como TEDx, BPMDay, EPICENTRO, ESARH, e BETT Brasil.

Sperb recebeu diversas homenagens e prêmios de Design. Em 2010, um Diretório Acadêmico da Ulbra de Carazinho foi batizado com o seu nome. Em 2011 foi homenageado pelos serviços prestados em Design à Comunidade Gaúcha pelos Bancos Sociais da FIERGS. Em 2012, recebeu o importante Prêmio Bornancini – Case Design Estratégico, na categoria Profissional. Em 2015 foi nomeado Patrono do SENAC-RS devido ao destaque mercadológico e acadêmico na área do Design. No ano de 2018, integrou o seleto corpo de Jurados do Prêmio Bornancini. Nessa entrevista, entenda como a Universidade Franciscana foi fundamental para construção profissional de Sperb.

Carreira Profissional

Formado em 2004, Daniel deparou-se com um mercado fechado para a área de Projeto de Produto, sua habilitação dentro do Design. Sua primeira iniciativa no âmbito do empreendedorismo foi uma palestra sobre Metodologia Projetual, que construiu com o objetivo de vendê-la para workshops em cursos de Design. Apesar do período de incertezas, Sperb carregava consigo a convicção de que não iria parar de estudar, e por isso, logo que saiu da graduação, ingressou no Mestrado em Engenharia de Produção da UFSM em 2004.

Ainda em 2004, Sperb recebeu uma proposta da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Carazinho, onde começou a sua carreira docente. Quatro meses após a sua contratação, tornou-se coordenador do curso superior de graduação em Design, e em função de uma parceria que a IES tinha com o Sebrae, Daniel também iniciou sua carreira como consultor de Design, atendendo empresas de médio e pequeno porte.




“Era aquilo que eu queria fazer. Desenhar para tornar o mundo um lugar melhor, mais funcional, mais bonito”.

Em 2012, Daniel ingressou no doutorado e montou seu primeiro escritório de Design e Inovação com um grupo de sócios compostos por seus ex-alunos da Uniritter de Porto Alegre. Em 2015, Sperb foi convidado para ser Diretor de Graduação e Head de Inovação da Universidade La Salle em Canoas, onde permaneceu até 2018, aplicando o Design Thinking à Gestão Educacional, desenvolvendo softwares para alavancagem de resultados acadêmicos, como o ENADE, CPC e IGC. Seu trabalho formava colaboradores em educação criativa, bem como desenhava processos de gestão da inovação orientada pelo Design (Design Driven Innovation). Sob sua gestão, a IES obteve os melhores índices na sua história, e com esses resultados, o então Centro Universitário pode se tornar Universidade.



“Vivo um momento incrível. Empresas de grande porte buscam em minha empresa e em minha atuação métodos para inovar e qualificar pessoas no que tange à educação criativa”.



Que lembranças tu carregas desse primeiro contato com a academia?
Daniel:
Logo nos primeiros meses de aula eu procurei a coordenadora do curso, na época, a professora Ana Norogrando, e relatei minha falta de condições para arcar com o valor dos estudos. Logo em seguida consegui uma vaga de trabalho na Instituição, que me permitiu seguir estudando. Minha família e eu seremos eternamente gratos a oportunidade que nos foi dada. A palavra aqui, é gratidão. Durante minha formação, fui amadurecendo muito. Muitos professores me marcaram, e citar nomes é sempre complicado, pois todos foram especiais, mas não tenho como deixar de citar meu desgosto pela ergonomia, que posteriormente foi a disciplina da qual me tornei professor e consultor para empresas.

Em dezembro de 2015 fundastes a Be Formless sob o intuito de trabalhar com a educação criativa. Como têm sido esta experiência?
Daniel:
A Be Formless Inovação Estratégica é uma empresa especializada em inovação estratégica e educação criativa. Trabalhamos de forma artesanal, somos agentes da mudança, produtores de ativos intangíveis e geradores de valores inéditos para empresas. Fazemos da criatividade, a matéria prima para inovar, qualificar pessoas e transformar negócios. Vivo um momento incrível. Empresas de grande porte buscam em minha empresa e em minha atuação métodos para inovar e qualificar pessoas no que tange à educação criativa. Hoje, sou consultor em Design Estratégico de instituições de grande porte, como Feevale e Urcamp. Mas o que me deixa mais feliz é ter lançado meu "iPhone", ou seja, o meu produto inédito. Trata-se de um Sistema Web de organização documental baseado nos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação, capaz de realizar avaliações simuladas, permitindo que dirigentes universitários acompanhem os principais indicadores de gestão acadêmica na palma de suas mãos. Nós criamos uma solução capaz de manter as IES alinhadas, de forma permanente, aos Instrumentos de avaliação do MEC.

O que te fez optar pela graduação em Design na Instituição?
Daniel: A escolha pela UFN veio de minha mãe, Elizabethe. Ela utilizou o dinheiro que meu pai, Vilmar, deixava para a semana, e me fez realizar a inscrição para o vestibular. Quando aleguei que não teríamos dinheiro para pagar um IES privada, ela disse que daríamos um jeito. Aquela tarde foi um divisor de águas em minha vida, pois em frente às opções de cursos, todas se apagaram, exceto uma: Desenho Industrial. Havia uma certeza em mim, que eu não sabia explicar. Mas era aquilo que eu queria fazer. Desenhar para tornar o mundo um lugar melhor, mais funcional, mais bonito. Minha irmã Silvia também me incentivou muito, além de comprar todo meu material para o curso, foi comigo no dia da matrícula. E creio que a grande motivação para fazer um curso superior foi saber, ainda em 1999, que eu seria pai do Mikael.

E se você pudesse deixar um recado para quem está entrando agora na graduação, qual seria?
Daniel
: Caso seja um inconformado com grande parte das coisas ao seu redor e consegue enxergar possibilidades de melhoria, o Design pode ser o seu destino! O Design tornou a criatividade o mais importante ativo da economia para gerar inovação. Exercitar a criatividade é uma pré-condição para a sobrevivência no mundo dos negócios. Design gera valor genuíno e torna empresas únicas, difíceis de serem copiadas e também torna o mundo um lugar melhor para se viver. Se você se identifica com essa mensagem, seja bem-vindo, estamos precisando de gente boa por aqui!

“Caso seja um inconformado com grande parte das coisas ao seu redor e consegue enxergar possibilidades de melhoria, o Design pode ser o seu destino!”


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo 
Imagens: divulgação / arquivo pessoal


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação