Saiba como fazer parte do Coral UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/05/2023

Um novo projeto cultural se integra à Universidade Franciscana (UFN) com o objetivo de envolver acadêmicos, professores, técnicos administrativos e ex-alunos de diversos cursos e setores em torno da música através do Coral UFN. As atividades serão conduzidas pela professora regente Juliana Pires, estudante do curso de Letras – Português e Inglês, juntamente com o professor Matheus Lopes, egresso do curso de Direito. Que, nestes primeiros momentos deste novo grupo, irão auxiliar os integrantes a desenvolver a arte do canto lírico, popular e do canto gregoriano para a formação de um grupo de canto coral profissional.

A participação é gratuita e as inscrições iniciam no dia 8 de maio e podem ser feitas através do envio de um e-mail de interesse para o contato coral@ufn.edu.br. A partir disso, os responsáveis pelo Coral UFN entrarão em contato com os interessados para realizar audições individuais nos meses de maio e junho que irão definir a classificação vocal e um teste de nivelamento para identificar dificuldades e outras particularidades nas vozes de cada aluno. É importante ressaltar que os interessados não precisam ter experiência prévia na área da música. Os encontros irão ocorrer no Salão Acústico do Prédio 14 – Conjunto III.

Juliana Pires é cantora lírica e professora de canto há mais de 10 anos com especialidade em canto lírico e popular. Atualmente, atua como regente do coral Illumina, e com o Coral Astra Dei do Instituto São José, junto ao professor e violonista Matheus Lopes. Eles já trabalharam com grandes nomes da música: Hique Gomes (Tangos e Tragédias); Kadu Lambach (Fundador e primeiro guitarrista da banda Legião Urbana), Renato Borguetti; Rock de Galpão, Guri de Uruguaiana e com o músico Beto Pires. Recentemente o duo segue em parceria como solistas em apresentações da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista