Reunião de Câmara de Ensino discutiu novas ações da Universidade Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/08/2023

A Reunião de Câmara de Ensino é a oportunidade de compartilhar com corpo acadêmico e técnico da Universidade Franciscana (UFN) todas as ações de ensino e as movimentações estratégicas pensadas juntamente com os cursos, setores administrativos e grupo da Reitoria. No encontro realizado neste dia 22 de agosto (terça-feira), dois grandes temas nortearam a reunião realizada no Auditório do Prédio 7 – Conjunto III: a Mostra UFN e o Dashboard UFN.

A Mostra UFN, que tem propósito de fortalecer os laços da Universidade com a comunidade, terá a sua edição de 2023 descentralizada ao ser realizada em outras cidades além de Santa Maria. Como é o caso de Faxinal do Soturno que receberá a Mostra contemplando todas as cidades da Quarta Colônia, no dia 30 de agosto. Como explicado pela Diretora de Comunicação, Carina Bohnert e pela Coordenadora de Relacionamento, Laíse Chaves, outros municípios também estão programados para receber esta ação itinerante que compartilhará a vivência universitária a partir de rodas de conversa com egressos locais, espaços de apresentação de projetos, serviços de apoio à comunidade, workshops, oportunidades e entretenimento. Em Santa Maria, a Mostra ocorre no dia 20 de outubro no Conjunto III da UFN.

De acordo com a Vice-reitora, professora Solange Binotto Fagan, a Mostra UFN está alinhada aos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ao fortalecer eixos de trabalho que colaboram o relacionamento político-institucional; o atendimento à comunidade; inovação e tecnologia; e o ensino-aprendizagem. “Este modelo de Mostra surgiu da nossa Mostra Extensionista pois, ao ver projetos e ações que geram este grande impacto, percebemos que temos que mostrar mais e expandir estes horizontes”, explica a professora Solange ao se referir a primeira Mostra de Extensão UFN com a Comunidade, realizada em junho deste ano e que apresentou o impacto positivo que da Universidade junto à comunidade que está inserida.

Apresentado pelo Diretor Acadêmico Administrativo, Leonardo de Camargo, o Dashboard UFN é uma plataforma web de gestão de dados com a função de favorecer o acesso à informação e de revisitar a base de tipificação de cadastro do Sistema Acadêmico. Este Painel de Controle com Indicadores foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação e capitaneado pela Pró-reitora Acadêmica (PROAC) para fornecer, aos coordenadores de cursos e gestores, informações atualizadas em tempo real de modo a registrar os movimentos universitários como processos seletivos, matrículas, ingresso e evasão. Além de um conhecimento mais aprofundado do ambiente universitário, estas estatísticas também servirão de norte para as futuras ações da UFN.