Relações interpessoais e a saúde mental no ambiente de trabalho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/09/2018

Na busca de evidenciar a importância do trabalho em equipe e os problemas que podem atingir e levar as pessoas ao adoecimento no ambiente de trabalho, o curso de EaD ‘Relações Interpessoais no Trabalho e Saúde Mental’, quer incentivar o uso estratégias que minimizem o impacto de problemas causados por estresse, como a depressão e a ansiedade, além de outras doenças mentais que atingem o trabalhador.

Ministrado pelas docentes Valéria da Veiga Dias e Liana Bohrer Berni, quer promover uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, por isso tem como público alvo pessoas que lidam com Recursos Humanos, ou que tratam diretamente com os trabalhadores no seu local de trabalho.

Segundo a docente Liana, o curso possibilita um conhecimento mais apurado sobre os problemas e as doenças mentais que podem aparecer no ambiente de trabalho.

“Vamos conhecer as causas que geram saúde e o adoecimento, as for formas que os problemas aparecem, além de oportunizar ao aluno do curso de extensão refletir sobre as relações no ambiente de trabalho, o estresse causado neste ambiente, e o que é preciso para o conquistar uma boa qualidade de vida em seu emprego”, destaca.

Além disso, a docente explica que além desse foco, o curso pode ser um auxílio de ajuda pessoal, onde o aluno pode repensar e refletir sobre o local e o que ele pode fazer para tornar o ambiente mais saudável.

“Às vezes as pessoas esperam muito da empresa, dos colegas, mas existem coisas que ele pode buscar na carreira por esforço próprio. Ele pode avaliar o que está bom e o que não está, o que deixa ele bem no ambiente de trabalho, entre outras coisas, e isso pode trazer melhorias a ele no emprego”, destaca.

O ambiente de trabalho é um dos principais fatores que determinam o bem-estar da sociedade. Com o aumento das jornadas de trabalho e da produtividade, problemas na saúde mental são cada vez mais constantes nos ambientes trabalhistas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 300 milhões de pessoas apresentam sintomas de depressão e outras 260 milhões sofrem de ansiedade por causa do trabalho, o que gera uma perca de 1 bilhão de dólares (cerca de 4,2 bilhões de reais) para a economia mundial em produtividade.

Para conhecer mais sobre os cursos de extensão e realizar a inscrição, clique aqui. São cinco cursos disponíveis no grupo 3, e as inscrições vão até o dia 09 de outubro.