Reitora participa de evento sobre a Educação Superior no Brasil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/05/2019

A 'Educação Superior no Brasil: desafios e inovação na gestão universitária' foi tema de palestra que contou com a participação da Reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo. O assunto foi discutido no IV Seminário de Aprendizagens no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria.

Além da Reitora da UFN, também compuseram a mesa da atividade que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24 de maio, o Vice-Reitor da UFSM, professor Luciano Schuch e a Pró-reitora de Graduação, professora Martha Bohrer Adaime.

A Profa. Iraní Rupolo iniciou sua fala com uma contextualização histórica sobre a educação superior no Brasil. “Gerenciamos as nossas IES em um Estado muito burocrático. A nossa cultura é de aceitar que precisamos da chancela do Estado, a verdadeira autonomia não existe”, comentou.

Segundo a Reitora, as Universidades são organizações sociais de conhecimento em permanente aprendizado, que promovem o processo de formar cidadãos mediante ensino, pesquisa, extensão, tecnologias e desenvolvimento. “A Universidade é um lugar de vida, de respeito e de educação, de forma alguma se deve falar mal das universidades. Somos instituições estratégicas para a sociedade”, enfatizou.

Como princípios de gestão a Reitora da IES destacou: liderança, relacionamento, conhecimento, organização, determinação, coragem e flexibilidade. De acordo com ela, entre os desafios estão os processos de regulação e supervisão, estimular a cooperação, a inovação, a criatividade, alcançar resultados, atualizar o ensino e gerenciar os processos com visão integrada.

“Nós estamos gerenciando organizações de conhecimento. Promovemos um processo de formar, capacitar, educar, formar cidadãos. Trabalhamos com desenvolvimento e conhecimento por isso a gestão nos chama a trabalhar de forma diferente” reafirmou.

O Vice-Reitor da UFSM, agradeceu a presença da Reitora da UFN neste importante evento que discute a promoção da aprendizagem e das tecnologias educacionais. “É um momento de compartilharmos experiências entre as IES da nossa cidade. O papel da Universidade não é fácil. A fala da Irmã Iraní reafirma nosso compromisso com a sociedade” comentou Schuch.

Em sua explanação, o professor apresentou dados do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM, metas a atingir, a produção científica da Universidade e os desafios devido aos cortes de investimentos nas universidades federais. “Nosso maior desafio é mostrar que o investimento feito na universidade retorna para sociedade” completou.

No encerramento da palestra a Pró-reitora de Graduação agradeceu a participação da Professora Iraní Rupolo por compartilhar a sua trajetória como gestora. “Tivemos um resgate histórico com conhecimento e sabedoria, em toda fala a senhora nos trouxe conselhos. A cada minuto do dia a gente aprende e hoje foi um grande aprendizado a todos nós” finalizou Martha. O evento segue até está sexta-feira, 24, com apresentações de trabalhos, no Prédio 67 da UFSM.

Texto e Imagens: Caroline Cechin / Jornalista