Publicidade e Propaganda da UFN comemora 20 anos com semana cheia de atividades Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/03/2023

Iniciaram nesta segunda-feira (6) as comemorações dos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN). A agenda de atividades conta com programações para todos os dias da semana, encerrando na sexta-feira, dia 10, que oficialmente é o aniversário. A semana festiva tem oobjetivo trazer egressos para contar de suas carreiras e experiências na área para os acadêmicos de todos os semestres do curso.

A coordenadora do curso, professora Graziela Knoll, explica que foi preparado para a semana rodas de conversa com participantes de diferentes épocas: “O sentimento de ver essa troca entre alunos que se formaram aqui e alunos atuais é de alegria e recompensa. É maravilhoso que os alunos atuais vejam as experiências e o crescimento na profissão de pessoas que passaram pelo curso e enfrentaram as mesmas dúvidas, a mesma busca por realização nesse campo que lida com tantas novidades, especialmente tecnológicas.”

Na manhã do dia 6 (segunda-feira), o Salão Acústico do Prédio 14, recebeu quatro publicitários formados na UFN para falar sobre ‘Estratégias de comunicação’: Shaiana Antonello, formada em 2013 e sócia diretora da Montânea Criatividade Estratégica; Suelen Calgaro, formada na turma de 2008 e também sócia diretora da Montânea Criatividade Estratégica; Julia Brum, formada em 2008 e atualmente é empreendedora na JB Gestão Criativa; e Maurício Kemmerich, formado na turma de 2018, supervisor da experiência do cliente na Tok&Stok, em São Paulo.

Já na manhã de hoje (7), a temática abordada foi ‘Criação’, e o curso trouxe mais dois egressos para palestrarem sobre suas carreiras. Julian Medeiros, formado em 2008, atua como diretor de arte, designer, produtor gráfico e editor de vídeo, além de Débora Lemos formada em 2019, fotógrafa de gastronomia e produto, criadora de conteúdo e professora, foram os convidados. A programação de quarta-feira (8) é em alusão ao Dia das Mulheres e receberá quatro egressas para falar sobre ‘Pesquisa’. Vitória Rodrigues, da turma de 2021 e Ariadni Loose, formada em 2012, participam do projeto 50/50 e do grupo Nós Pesquisa Criativa, além de Caroline Reimann, formada na turma de 2016, já foi coordenadora e analista de e-commerce de empresas em Porto Alegre, Gramado e Lisboa (Portugal).

O COMLab, localizado no 6º andar- Prédio 14, será palco do bate-papo com mais três formados no curso na quinta-feira (9), sobre ‘Audiovisual’. Os convidados deste dia são: Guilherme Spohr, formado em 2014, atua como diretor de arte e filmmaker; Julio Bisso, da turma de 2019, editor, produtor de vídeos de músicas e integra a equipe Toca Audiovisual; e Marina Cavalcanti, da turma de 2008, é gerente de projetos da Finish Lab. Encerrando as atividades, na sexta-feira (10), dia que oficialmente o curso completa 20 anos, ocorrerá um bate-papo com o publicitário Lucas Schuch e Felipe Machado, o Albino Fashion. Além disso, também será realizado um intervalo musical com o músico e egresso, Marcelo Massário.

Uma das professoras mais antigas do curso, Cristina Jobim, comenta que essas comemorações são fundamentais e conta que, quando foi completado 10 anos, foram chamadas Agências de Santa Maria: “Uma das pessoas comentou que o curso trouxe para a Publicidade de Santa Maria, uma nova oxigenação, uma visão mais dinâmica do processo, mexeu com a estrutura do mercado. E seguimos tentando fazer isso no resto do curso, com um processo que é possível aqui, bastante focado no mercado de trabalho”. A docente, que está há 17 anos no curso, ainda destaca: “Para nós publicitários, o curso é um ponto de partida para tudo, para o mercado da publicidade, para a qualificação, para nossa própria profissão e que a gente possa seguir abrindo frentes de trabalho, conscientizando as empresas da importância da publicidade”.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo