Psicologia realiza representação artística Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2018

O Curso de Psicologia da Universidade Franciscana realizou uma representação artística intitulada ‘De brincadeira aqui ninguém ta! ’. A atividade marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes que ocorre nesta sexta-feira, 18 de maio.

Bonecas (os) representaram crianças e ocuparam os bancos do Hall do prédio 16, no Conjunto III da UFN. Junto a elas, foram colocadas frases que representam o cenário atual vivido por crianças e adolescentes na situação de violência sexual.

Entre elas estavam ‘agora que você veio até aqui, vai ter que ir até o fim’, ‘pensei que você fosse mais velha’, ‘se você deixar eu fazer, te dou um doce’, ‘se você contar, ninguém acreditará’ e ‘por que você me abraça desse jeito’.

A mostra reflexiva foi organizada pelo grupo artístico Psicoarte, composto por acadêmicas (os) do curso de Psicologia e coordenado pela discente Francine Molinari. Apoiou, também, o projeto de extensão ‘Violência sexual contra crianças e adolescentes: conhecendo a temática para prevenir e combater a prática’, coordenado pela professora Monise Serpa.

De acordo com a estudante, utilizar do ambiente cotidiano onde muitas pessoas circulam despretensiosamente para captar olhares à arte é uma das formas de fazer refletir sobre o tema.

A docente Monise Serpa complementou que o cenário reflete os processos desiguais de gênero na sociedade quando se tem mulheres jovens entre as maiores vítimas e os homens seus maiores agressores.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes foi criado em 1973 quando uma menina chamada Araceli Crespo, de 8 anos, foi vítima de violência sexual no Espírito Santo. Apesar da grande repercussão do crime, nenhum dos agressores foi responsabilizado. Por conta disso, a data passou a ser um marco na história.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografia: Laboratório de Fotografia e Memória-LABFEM da UFN