Psicologia realiza performance em Dia da Mulher Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2018

Acadêmicas do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana, sob a coordenação da professora Monise Serpa, realizaram uma intervenção artística no Hall do prédio 16 e 17 da Universidade Franciscana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A performance buscou evidenciar a violência silenciosa sofrida pelas mulheres e que necessita ser identificada, devido a naturalidade com que ela se dá na sociedade. Na ação, a questão das mulheres negras também foi ressaltada. Corpos amarrados fizeram referência ao histórico de construção ao longo do tempo desta mulher e suas marcas na história. A performance termina com um abraço entre as performances, demarcando a união, o reconhecimento da sua dor.

Segundo a professora Monise, o processo de concepção da performance mostrou a relevância de se trabalhar o tema também pela via da arte, da expressividade e do sentimento.

“Fazer essa provocação no nosso próprio cotidiano, como a arte performática nos convida a fazer, fez com que, naquele momento, as pessoas parassem a sua rotina para pensar, sentir e se deparar com o cenário da violência contra a mulher”, explica.

A ação foi realizada no dia 8 de março e, além da performance, contou com uma exposição fotográfica feita pelas alunas, em parceria com o Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) da UFN.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Fotografia: Divulgação